Novos secretários tomam posse, permanece secretário das Comunidades Portuguesas

Da Redação
Com Lusa

Os novos secretários de estado durante a cerimónia de tomada de posse no Palácio de Belém em Lisboa, 26 de julho de 2013. TIAGO PETINGA/LUSA
Os novos secretários de estado durante a cerimónia de tomada de posse no Palácio de Belém em Lisboa, 26 de julho de 2013. TIAGO PETINGA/LUSA

Luís Campos Ferreira nos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e Bruno Maçães nos Assuntos Europeus são os novos secretários de Estado do novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, informa a Presidência da República.

Do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi exonerado Francisco Almeida Leite, que era secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, dois transitaram para a dependência de Paulo Portas. Miguel Morais Leitão continuará a ser seu secretário de Estado adjunto, deixando os Assuntos Europeus, e Vânia Dias da Silva vai manter-se como sua subsecretária de Estado adjunta.

Mantém-se no Ministério dos Negócios Estrangeiros o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Pela terceira vez, assumiu a liderança da pasta, com “muita honra” informou o governante em sua rede social. “É com muita honra, mas também com muita humildade, que prosseguirei o exercício destas funções, desta feita numa equipa liderada pelo Ministro Rui Machete, distinto vulto da nossa vida pública, que conheço há cerca de 30 anos. Espero ser capaz de servir condignamente Portugal e, muito particularmente, os Portugueses que residem e trabalham fora do nosso País”.

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse aos novos secretários de Estado do Governo de maioria PSD/CDS-PP, numa cerimônia no Palácio de Belém, em Lisboa. Com mais estes dois novos secretários de Estado fica completa a remodelação governamental. Cavaco Silva já tinha aceitado a indicação de seis novos secretários de Estado e a recondução de dez, proposta pelo primeiro-ministro, na sequência da recente remodelação de ministros.

Estas mudanças envolviam as equipes do agora vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e dos novos ministros da Economia, António Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva e também dos ministros da Solidariedade, Segurança Social e Emprego, Pedro Mota Soares, da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e da Educação e Ensino Superior, Nuno Carto.

Paulo Portas terá como secretários de Estado dois dos seus colaboradores desde o início do Governo. Miguel Morais Leitão continuará a ser o seu secretário de Estado adjunto, deixando os Assuntos Europeus, e Vânia Dias da Silva vai manter-se como sua subsecretária de Estado adjunta.

António Pires de Lima optou por reconduzir Sérgio Monteiro como secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e Adolfo Mesquita Nunes no Turismo. As novidades são Leonardo Melo Mathias como seu secretário de Estado adjunto e da Economia e Pedro Pereira Gonçalves como secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

Também Jorge Moreira da Silva reconduziu dois governantes: Artur Trindade na Energia – pelouro que estava dependente do Ministério da Economia – e Paulo da Silva Lemos como secretário de Estado do Ambiente, mas este último deixará de ter a pasta do Ordenamento do Território, entregue a Miguel Castro Neto, outro novo nome no Governo, que ficará também com a Conservação da Natureza.

Assunção Cristas – que perdeu a tutela do Ambiente e Ordenamento do Território – conservará quatro dos seus cinco secretários de Estado. A exceção é Paulo da Silva Lemos, que transita para o Ministério de Moreira da Silva.

Por sua vez, Pedro Mota Soares, optou por substituir Pedro Roque por Octávio Félix de Oliveira na pasta do Emprego – que até agora estava na Economia – e indicou Agostinho Branquinho para o lugar de secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, na sequência da saída de Marco António Costa, que vai exercer funções de coordenador e porta-voz da direção do PSD.

Para além destes cinco ministros, também Nuno Crato vai mudar um dos seus secretários de Estado. Segundo fonte do Governo, João Filipe Queiró sai a seu pedido, entrando para a secretaria de Estado do Ensino Superior José Ferreira Gomes.

LEIA MAIS >> Portugal: Novos ministros tomam posse em Lisboa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: