Novo Cônsul de Portugal faz primeira visita à comunidade na capital paulista

Mundo Lusíada

Paulo Lopes Lourenço é o novo cônsul de Portugal em São Paulo. Ele assumiu a cerca de três semanas e conversou com o Mundo Lusíada em sua primeira aparição oficial como cônsul, durante a sessão solene de 80 anos de fundação do Centro Trasmontano de São Paulo.

“O Consulado é uma instituição muito moderna que funciona muito bem, temos muitas ideias para trabalhar em conjunto com a comunidade portuguesa e comunidade luso-brasileira em São Paulo, e é isto que já estamos a fazer” declarou Paulo Lourenço.

O novo cônsul esteve pela primeira vez nas dependências do Trasmontano. “É minha primeira deslocação a um evento da comunidade portuguesa desde que assumi. Excelente lugar, excelentes pessoas, excelente ambiente” disse, comentando ainda sobre os 80 anos da instituição. “É uma história muito significativa, é por isso que estou aqui”, diz ele que esteve no evento como convidado.

Histórico

O novo Cônsul Geral de Portugal Paulo Jorge Lopes Lourenço, é natural de Angola portuguesa, onde nasceu em 1972. “Eu nasci em Angola quando Angola era portuguesa, mas sou um lisboeta, a maior parte da minha vida vivi em Lisboa”.

É Licenciado em Direito e Mestre pela Faculdade Católica Portuguesa em Ciências Jurídico-Comunitárias onde defendeu a tese em 1999 subordinada ao tema “Fundamentação dos Atos Comunitárias” mais tarde publicada pela Coimbra Editora e disponível para compra no site brasileiro www.estantevirtual.com.br.

Ingressou na carreira diplomática e em 2004 era 2º Secretário da Embaixada de Portugal em Londres até ser nomeado , em 16 de Agosto, Adjunto Diplomático do então Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Paulo Portas. Em 8 de Março de 2005 recebeu a Medalha de Defesa Nacional de 2ª Classe outorgada pela Forças Armadas. Colaborou com a revista “Nação e Defesa” e no verão de 2006 publicou na sua edição 114, “Cabo Verde ou da Necessidade de uma nova política” onde defende que aquele país, como um caso exemplar de boa governança, seria um excelente parceiro para a Europa na consolidação da paz em vários países africanos.

De Julho de 2006 a Setembro de 2009 é Adjunto de gabinete do então Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luis Marques Amado depois de ter  sido promovido, por concurso, a Conselheiro de Embaixada em Outubro de 2008. Ainda em 2009 é destacado para a Embaixada de  Portugal em Luanda, Angola onde exerceu a diplomacia até ser nomeado  para Cônsul Geral de Portugal em São Paulo em 13 de Janeiro de 2012.

Das suas funções exercidas nos Ministérios da Defesa e Negócios Estrangeiros saiu  com louvores dos seus superiores, louvores esses publicados no Diário da República, pela competência  e diligência com que exerceu  os cargos que ocupou.

1 Comment

  1. SR.PAULO,FIZ UMA HOMENAGEM A PORTUGAL, E A LINGUA PORTUGUESA,ACESSANDO MEU SITE,ENTRE NA JANELA DA POESIA E ESTARA POSTADA NA FRENTE.TENHO ESTE SITE FILANTROPICO E PEÇO SE POSSIVEL,A DIVULGAÇAO POR PARTE DO SR.PARA PROPAGAR A LINGUA PORTUGUESA NA AFRICA,OBRIGADO,FICO A DISPOSIÇAO DE VOSSA PESSOA E DO COSULADO POTUGUES.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: