Na ONU, prefeito de Aracaju fala em erradicar favelas até 2020

Da Redação
Com ONU

A promoção de cidades e comunidades sustentáveis é um dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O conjunto de 17 objetivos faz parte da Agenda 2030, acordada por todos os países-membros da ONU.

Os ODSs, como são chamados, foram o tema de um encontro da vice-secretária-geral Amina Mohammed com um grupo de prefeitos brasileiros incluindo o prefeito da cidade de Aracaju, no nordeste brasileiro.

Em entrevista à ONU News, após a reunião, o prefeito falou do plano da cidade em erradicar as favelas para criar habitações regulares até 2020.

“Este é um desafio que nós temos muito grande no Brasil principalmente no nordeste, tem muitas desigualdades. E nós temos tomado algumas providências que eu considero muito importante. Primeiro, no nosso planejamento até 2020, nós vamos erradicar as favelas na cidade de Aracaju. O nosso projeto é de diminuição completa das favelas”.

“Eu fui prefeito durante oito anos, no passado, e quando eu saí da Prefeitura eu tinha deixado apenas 0,3% de habitação subnormal. Agora, nesses últimos quatro anos, cresceu muito as habitações subnormais. Nós estamos com uma política de erradicar as favelas na cidade de Aracaju.”

Nogueira esteve em Nova Iorque como parte de um curso da Frente Nacional de Prefeitos, FNP, na Universidade de Columbia, concluído no último dia 13.

Ao ser perguntado sobre a permanência voluntária dos moradores de assentamentos irregulares, o prefeito afirmou que “ninguém quer morar numa situação precária”. Edvaldo Nogueira contou que os projetos quando apresentados à população são muito bem recebidos pelos moradores das comunidades.

O prefeito afirmou que em gestões passadas construiu milhares de habitações e que quer retomar a iniciativa. Para Edvaldo Nogueira, do Partido Comunista do Brasil, PcdoB, a erradicação das favelas é parte também da luta para acabar com a pobreza na cidade.

A Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável, reúne 17 Objetivos e 169 Metas. A primeira do Objetivo 11 é garantir, até 2030, o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos além de urbanizar as favelas.

Pelotas

Já a Prefeitura de Pelotas, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, está investindo na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentavel número 4, que trata da educação de qualidade.

Para a prefeita da cidade gaúcha, Paula Mascarenhas, que é também professora universitária licenciada, a educação inclusiva é fundamental na prevenção da violência.

“A prevenção da violência passa pela escola, pela luta contra a evasão escolar. Uma educação de qualidade, mas também uma educação inclusiva, uma educação que reconheça a tempo aqueles meninos, aqueles alunos em risco de violência e possa agir com políticas públicas efetivas, é o que estamos tentando fazer. E também trabalhando muito com o foco na primeira infância, implantando metodologias socioemocionais. Trabalhando com mães e crianças, estabelecendo este trabalho de afinamento e fortalecimento das relações nesse período da vida que é tão definidor do resto da vida da pessoa”.

Além do ODS de número 4, a prefeita Paula Mascarenhas também destacou o de número 5, sobre igualdade de gênero, como fundamental para o avanço do desenvolvimento sustentável, assim como o Objetivo Número 11 sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis como pontos importantes para a cooperação da Prefeitura de Pelotas com a Agenda 2030.

Confira a entrevista na íntegra com o prefeito de Aracaju e a prefeita de Pelotas:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: