Na China: Portugal se mostra moderno e fecha acordo de exportação em 300 milhões de euros

 

Tiago Petinga/Lusa

PM José Sócrates e o seu homólogo chinês Wen Jiabao cumprimentam-se durante as

cerimônias de boas vindas, no palácio do povo, em Pequim

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao assegurou que a China está empenhada em aprofundar as relações comerciais e econômicas com Portugal. "Depois da definição do desenvolvimento das relações políticas com a assinatura do Acordo de Parceria Estratégica Global, estamos empenhados em desenvolver as relações comerciais e econômicas com Portugal", disse Jiabao, num encontro com Sócrates, no Grande Palácio do Povo em Pequim.

Durante o Fórum de Cooperação Empresarial entre Portugal e China 2007, José Sócrates apelou para uma parceria empresarial luso-chinesa com operações em conjunto nos mercados dos países africanos de expressão portuguesa, incluindo o Brasil. "Estamos preparados para constituir parcerias com a China nos países africanos de expressão portuguesa e no Brasil. Nesses países, portugueses e chineses podem trabalhar em conjunto", afirmou o primeiro-ministro. “As parcerias abrem enormes potencialidades às empresas portuguesas e chinesas para atuarem nos mercados de África e da América do Sul".

A cerimônia em Pequim contou ainda com o lançamento da Archway, uma empresa chinesa detida pela Portugal Telecom e por uma firma dependente do Ministério das Comunicações da China, divulgou Macauhub.

A visita oficial à China de uma comissão portuguesa que teve início em 30 de janeiro e decorreu até 04 de fevereiro, levando o primeiro-ministro José Sócrates a Pequim, Xangai, e Macau.

 

Exportações em 300 milhões de euros

No âmbito da visita oficial de Sócrates, Portugal e China firmaram um acordo visando a criação de uma linha de crédito de 300 milhões de euros, em apoio ao aumento das exportações nacionais para o país asiático. “Este memorando de entendimento insere-se numa política de dinamização do comércio externo entre Portugal e China, bem como do investimento direto bilateral e de parcerias luso-chinesas”, traz as informações do Ministério das Finanças.

Para tanto, até final de junho de 2007, os dois governos devem apresentar uma proposta de concretização da linha de crédito, identificando áreas de prioridade na cooperação entre ambos Ministérios das Finanças. Esta linha de crédito envolverá ainda a Caixa Geral de Depósitos e o Banco da China. 

Tiago Petinga/Lusa

José Sócrates inaugura, em Xangai, exposição de tecnologias de informação e comunicação com a apresentação do jogo "Cristiano Ronaldo" para celulares desenvolvido com base em tecnologia da empresa portuguesa Ydreams.

Um Portugal moderno

Em seu discurso, José Sócrates mostrou um Portugal moderno e defendeu a capacidade dos portugueses. "Há um Portugal moderno e competitivo que está a despontar", disse o primeiro-ministro durante o lançamento de um jogo para celular da empresa portuguesa YDreams, em Xangai, manifestando um certo "orgulho" pelo sucesso da empresa portuguesa num mercado competitivo como o da China. “Queremos estar na primeira linha da economia mundial e, por isso, estamos aqui  em Xangai, onde as coisas se movimentam rapidamente", disse Sócrates.

 

Leia mais >> Polêmica do Ministro da Economia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: