Morre o Prefeito de São Paulo Bruno Covas, aos 41 anos

Da Redação

O prefeito de São Paulo Bruno Covas morreu neste domingo, dia 16 de maio de 2021 em decorrência de câncer, após equipe médica anunciar “quadro irreversível” da doença no sábado.

Este “quadro irreversível” anunciado pela equipe médica já significava que a doença “tem curso próprio” e a terapêutica passa a ser “ineficaz” neste caso. A pessoa não faz mais nenhum tipo de tratamento numa situação irreversível, “por que já não adianta mais”. Assim terminou a batalha do jovem político que fez o possível para vencer a luta contra o câncer.

História

O luso brasileiro Bruno Covas Lopes nasceu em Santos (SP), em 7 de abril de 1980. Tem um filho chamado Tomás Covas Lopes, com sua ex-mulher Karen Ichiba. Bruno era advogado, economista e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas.

Foi secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, presidente da Juventude do PSDB, deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito da cidade, assumindo o cargo de prefeito após renúncia de João Doria.

Bruno Covas foi ligado à política desde a infância. Estudou nos colégios Carmo e Lusíadas em Santos. Em 1995, quando foi estudar em São Paulo, no Colégio Bandeirante, teve a oportunidade de morar com seu avô Mário Covas.

Era graduado em Direito, pela USP (1998-2002), e em Economia, pela PUC-SP (1998-2005). Filiou-se em 1998 ao PSDB e, em 1999, foi eleito o Primeiro Secretário da Juventude do Partido. Em 2003, foi eleito presidente estadual e já foi também presidente nacional da Juventude Tucana em 2007, permanecendo no cargo até 2011.

A sua carreira começou em 2004, ano que se candidatou a vice-prefeito de Santos na chapa de Raul Christiano pelo PSDB. Nos anos de 2005 e 2006, foi assessor da liderança do Governo de Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo na Assembleia Legislativa. Em 2006, foi candidato a Deputado Estadual, sendo eleito com 122.312 votos, umas das maiores votações naquela eleição.

Em 2010, foi novamente candidato a Deputado Estadual, desta vez sendo o mais votado do Estado com 239.150 votos, com mais de 131 mil só na capital paulista. Bruno Covas foi convidado por Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria do Meio Ambiente, a partir do início de 2011, ocasião em que se licenciou do cargo de deputado estadual.

Na sua primeira legislatura como deputado estadual, foi considerado pelo Movimento Voto Consciente, o deputado mais atuante. (2007/2010).

Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010). Integrou ainda as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos do Consumidor e foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Comunidade Luso-Brasileira e Coordenador da Frente DST-Aids. Foi relator de mais de 180 projetos de lei, como a Nota Fiscal Paulista, que diminui a carga tributária e devolve tributo diretamente para o cidadão, e foi presidente da CPI do ECAD, relator da CPI da CDHU e membro da CPI da BANCOOP.

Em 2011 assumiu a Secretaria do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin. Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019).

Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em suas eleições para Deputado Estadual e Federal, Bruno Covas sempre contou com votação expressiva nas cidades do Grande ABC, especialmente em Santo André, onde prestou relevantes serviços na área do meio ambiente, na revitalização e entrega do Parque Estadual Chácara da Baronesa, também com uma importante área de preservação ambiental com 340 mil m², que estava há muito tempo abandonada, também na construção de quadra poliesportiva, campo de futebol, parquinho, academia ao ar livre e sanitários, além de vigilância patrimonial 24 horas.

Em 2016 foi eleito em primeiro turno vice-prefeito de São Paulo pelo PSDB na chapa de João Doria, eleito depois – em 06 de abril de 2018 – Prefeito da Cidade de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo. Em 2020, Covas foi reeleito prefeito de São Paulo, tendo conseguido o feito inédito de vencer em todos os distritos eleitorais da cidade no primeiro turno.

Bruno Covas esteve presente em inúmeras solenidades da Comunidade Portuguesa de São Paulo, especialmente na Câmara Municipal, Assembléia Legislativa do Estado e nas solenidades ao “Dia da Comunidade Luso Brasileira” no Parque do Ibirapuera.

Bruno Covas em solenidade do “Dia da Comunidade Luso Brasileira” no Parque do Ibirapuera, 2017. Arquivo Mundo Lusíada

Problemas de saúde

Bruno Covas foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 23 de outubro de 2019, para tratar uma erisipela em uma das pernas. No entanto, após a realização de alguns exames, a equipe médica constatou depois de dois dias, que ele apresentava diagnóstico de trombose venosa. Foram realizados outros procedimentos médicos, e verificou-se que havia um tumor no trato digestivo. A partir do novo diagnóstico, deveriam ser iniciadas três sessões de quimioterapia para combater o câncer, tratamento que deveria durar alguns meses.

De acordo com o médico chefe da equipe, o prefeito poderia continuar no exercício de seu cargo enquanto fosse possível, com a possibilidade de deixar de trabalhar, se necessário. Covas despachou normalmente do hospital, utilizando assinatura eletrônica. A Prefeitura de São Paulo emitiu um comunicado oficial afirmando que o prefeito estava muito bem fisicamente, seguindo normalmente sua rotina de trabalho, despachando e assinando decretos, e em contato permanente com seus secretários, utilizando meios eletrônicos.

Entre muitas idas e vindas ao hospital, Covas precisou ser internado por dois dias, depois de sentir desconforto abdominal. Os exames diagnosticaram uma inflamação no intestino que regrediu espontaneamente. Em junho de 2020, foi diagnosticado com COVID-19 durante a pandemia no Brasil.

No dia 15 de abril de 2021, Covas foi internado para realização de exames de controle, que descobriram novos focos de câncer. No dia 2 de maio, ele anunciou em suas redes sociais que decidiu se licenciar por trinta dias do cargo de prefeito de São Paulo para dar continuidade ao tratamento.

Neste dia 14 de maio de 2021 o quadro de saúde se agravou, ele foi sedado e entrou num quadro considerado “irreversível”. Em uma de suas ultimas postagens, Bruno procurou demonstrar fé e agradecimentos. “Tenho fé que vou vencer cada obstáculo. Agradeço a todas as orações, as mensagens de carinho, a força que vocês tem me dado. Peço desculpas por não conseguir responder a tantas mensagens que chegam por aqui, pelo whatsapp, pelo telefone. Sintam-se todos abraçados. Agradeço sinceramente por serem tão generosos comigo. Agradeço também ao Ricardo Nunes e toda nossa equipe da Prefeitura que vêm cumprindo nossa diretriz de não deixar parar nada e avançar com o trabalho e cumprir nossos compromissos com a população de São Paulo”, disse.

Bruno Covas sempre aparecia com o filho durante seu tratamento no hospital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: