Mata de São João, na Bahia, e São Pedro de Rates, em Portugal assinam geminação

Da Redação

 

No último 13 de Abril, aconteceu na Câmara Municipal da Mata de São João, a cerimônia de assinatura do Acordo de Geminação entre o município da Bahia e a freguesia de São Pedro de Rates, em Portugal.

Um dos motivos da concretização desse Acordo é de natureza histórica, atendendo a ter sido no futuro município baiano de Mata de São João que se instalou, no século XVI, Garcia de Ávila, filho do primeiro Governador do Brasil, Tomé de Sousa, por sua vez natural de São Pedro de Rates. A descendência de Tomé de Sousa perpetuou-se desde essa época e até os dias atuais, na Mata de São João e na Bahia, com forte influência na história local. Também na Mata de São João, que ocupa um extenso território do litoral norte da Bahia, se situa o Castelo de Garcia de Ávila, único monumento europeu de características ainda medievais localizado no continente americano.

Participaram do evento, na Bahia, o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Celestino Fontes, que foram recebidos pelo Prefeito da Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos e pelo Presidente da Câmara Municipal, Joselito Pereira Nascimento.

Durante o seu discurso, o presidente da Junta de Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, recordou as áreas econômicas e sociais em que São Pedro de Rates tem conhecido mais desenvolvimento, propondo-se desenvolver com Mata de São João uma ação de cooperação nesses setores.

Na região baiana se situam alguns importantes investimentos portugueses, como, por exemplo, o "Tivoli Eco Resort da Praia do Forte", do Grupo Espírito Santo, e a "Reserva Imbassaí", do Grupo "Reta Atlântico”, além de outros projetos na área agrícola e da criação de camarão. Nesse sentido, foram convidados para a cerimônia, entre outros, os empresários portugueses José Henrique Ramos, investidor na Bahia nas áreas agrícola e alimentar, e Pedro Dias, do Grupo "Reta Atlântico".

O Acordo de Geminação prevê a intensificação do intercâmbio nas áreas culturais e do turismo, bem como de caráter científico, social, ambiental, ambiental, desportivo e comercial, segundo o Cônsul-Geral de Portugal na Bahia, João Sabido Costa.

Deixe uma resposta