Mais da metade dos portugueses mantém imagem negativa de José Sócrates

Estudo da Marktest indica que 52,4% dos inquiridos têm imagem negativa do primeiro-ministro. A popularidade está em queda há um ano.

Da Redação Portugal Digital

Tiago Petinga/LusaPortugal

IMAGEM NEGATIVA >> O Primeiro-Ministro, José Sócrates, responde a questões durante o debate parlamentar quinzenal de hoje 28 de Março de 2008 na Assembléia da República em Lisboa.

 

Mais de metade dos portugueses mantém uma imagem negativa do primeiro-ministro, José Sócrates. De acordo com estudo político da Marktest, o chefe de Governo teve em março uma imagem positiva apenas para 32,9% dos entrevistados, enquanto 52,4% consideraram negativa a sua atuação.

A imagem de Sócrates (do Partido Socialista) está em baixa há mais de um ano. Em março do ano passado o mesmo barómetro registava uma opinião positiva do primeiro-ministro em torno de 44%. Desde o pico de 50% em fevereiro de 2007 que a popularidade de Sócrates tem caído. Ainda assim, o resultado de março trouxe uma ligeira recuperação face a fevereiro deste ano, quando a imagem positiva de Sócrates apenas foi apontada por 30% dos portugueses inquiridos.

"Estes valores mostram que aumentou face a fevereiro o número dos que consideram positiva a atuação de Sócrates, tal como baixou o número daqueles que a consideram negativa. O primeiro-ministro sai assim aparentemente "ileso" de um mês de fortes contestações sociais, de que a marcha de 100 mil professores em Lisboa foi o momento mais crítico", analisa a Marktest.

Mesmo assim, o "saldo de imagem" de Sócrates é negativo em 16,6 pontos percentuais (diferença entre as respostas favoráveis e as negativas), ao contrário do obtido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que neste barómetro tem agora um saldo positivo de 42,1 pontos percentuais.

Além do chefe de Estado, os líderes dos partidos de esquerda são os únicos com saldo positivo. Francisco Louçã, dirigente do Bloco de Esquerda, tem um balanço favorável de 8,4 pontos percentuais, e Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português, apresenta um saldo positivo de 4,6 pontos.

Já o presidente do Partido Social Democrata (principal da oposição ao PS), Luís Filipe Menezes, tem um saldo negativo de 16,8 pontos percentuais. O líder do Partido Popular, Paulo Portas, tem um balanço desfavorável em 23,8 pontos percentuais.

A amostra deste estudo é constituída por um total de 815 inquiridos.

Deixe uma resposta