Maioria de esquerda chumba moção de rejeição de PSD e CDS no Parlamento

Da Redação

Milhares marcham em Lisboa em frente ao Parlamento. MIGUEL A. LOPES/LUSAPS, BE, PCP e PEV chumbaram em 03 de dezembro na Assembleia da República a moção de rejeição ao Programa do XXI Governo Constitucional apresentada pelo PSD e o CDS-PP.

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) absteve-se e PSD e CDS-PP votaram favoravelmente a moção de rejeição ao Programa do XXI Governo Constitucional que apresentaram.

A maioria de esquerda viabilizou, assim, o Governo liderado por António Costa que, após tomar posse há uma semana, passa a estar na plenitude de funções depois de ver apreciado o seu Programa no parlamento, conforme estipula a Constituição.

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou no final de dois dias de discussão do programa do executivo, que Portugal voltou a ter um Governo e agora o momento é para “trabalhar”.

A Lei Fundamental estabelece, no artigo 186, que “antes da apreciação do seu programa pela Assembleia da República, ou após a sua demissão, o Governo limitar-se-á à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos”.

“Rejeitaremos a rejeição! A nossa resposta é inequívoca – votaremos contra porque já chega de políticas de exploração, empobrecimento e retrocesso civilizacional. Votaremos contra porque queremos manter aberta a janela da esperança que a luta dos trabalhadores e das populações abriu”, afirmou Jerónimo de Sousa.

Para o PS, a moção de rejeição comprova a sustentabilidade do executivo socialista e apontou que Paulo Portas lidera um partido que desconhece a sua real representatividade política.

“Rejeitando este programa de Governo, a direita terá a resposta, que é a da confirmação da conjugação de esforços e da conjugação política, e da sustentabilidade do atual Governo, que hoje passa a ser de pleno direito”, sustentou o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Carlos César.

“Paulo Portas está enganado quando diz que o PS está nas mãos do PCP. Isso só acontece porque ele tem da política uma ideia lúdica, de jogatana. Porventura pensa que, tal como tentou que o PSD estivesse nas mãos dele, agora o PS também ficaria nas mãos do PCP”, apontou ainda.

Entrega
PSD e CDS-PP entregaram a sua moção de rejeição que foi justificada como uma resposta à “grave ruptura aberta pelo PS”, a quem acusam de estar num “processo de radicalização”.

“Tratando-se de um Governo de minoria relativa formado pelo partido que perdeu as eleições, o que sucede pela primeira vez na nossa história constitucional e democrática, não seria compreensível nem desejável que o mesmo não fosse objeto de uma votação. Ora, na ausência, em si mesma reveladora, de uma moção de confiança, é imperativa a apresentação de uma moção de rejeição submetida pelos partidos que venceram as eleições”, lê-se no texto hoje entregue.

PSD e CDS-PP defendem que “só assim ficará absolutamente clara a base de apoio a esta solução de Governo” e referem que fizeram esta opção sabendo que “não dispõem de uma maioria absoluta de deputados para fazer aprovar esta moção, pelo que ela adquire valor político de testemunho, clareza e registro para futuro”.

Em seu primeiro pronunciamento, Passos Coelho falou pela primeira vez no debate do programa apresentado pelo Governo de Costa, e teceu duras críticas aos partidos de Esquerda que, segundo disse, não são a escolha eleitoral dos portugueses e que a PàF foi a força política que mais votos e mandatos mereceu nas preferências dos eleitores.

“Este Governo, assim como o seu chefe, não foram escolhidos pelo povo, foram escolhidos pelos deputados em nome do povo, mas nas costas do povo. Até prova eleitoral que o desminta, todos – Governo, chefe do Governo e deputados – arriscam ser vistos como aqueles que logo após eleições se substituíram ao povo, usurpando a escolha que este havia realizado de forma soberana”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: