Macron reeleito: Portugal saúda e destaca compromisso com projeto europeu

Da Redação com Lusa

O primeiro-ministro português, António Costa, felicitou Emmanuel Macron pela sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais na França e considerou que o povo francês demonstrou “uma vez mais” o seu compromisso com o projeto europeu.

Esta posição do líder do executivo português foi publicada pela rede social, depois as primeiras projeções terem indicado que o centrista Emmanuel Macron foi reeleito Presidente de França, obtendo entre 57,6% e 58,20% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,80% e 43% de Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.

“Felicitei Emmanuel Macron pela vitória nas eleições presidenciais francesas. É com grande entusiasmo que encaro a perspetiva de continuarmos a trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos. O Povo francês demonstrou uma vez mais o seu compromisso com o projeto europeu”, escreveu António Costa.

O primeiro-ministro referiu depois que, “nos tempos desafiantes” que o continente europeu e o mundo atravessam “é fundamental continuar a contar com a França na defesa do multilateralismo, da segurança, do combate às alterações climáticas e empenhada na construção de uma Europa humanista, justa, verde e próspera”.

Populismo

Também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, saudou a reeleição de Emmanuel Macron, considerando que representa “o triunfo do europeísmo e a derrota do populismo”.

“Na vitória de Emmanuel Macron, valorizo o triunfo do europeísmo e a derrota do populismo. Ambas são boas notícias para Portugal”, escreveu Augusto Santos Silva na sua conta oficial na rede social Twitter.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros adverte, no entanto, que “os resultados em França mostram bem a necessidade de ouvir mais as pessoas e de entender que a dimensão social é essencial para o sucesso da transição ecológica e digital”.

“Como dissemos na nossa presidência da União Europeia”, acrescenta Augusto Santos Silva, numa alusão aos objetivos dessa presidência, exercida no primeiro semestre de 2021, de reforço da proteção social no espaço europeu para enfrentar os desafios relacionados com as alterações climáticas e com a transição digital.

O Presidente da República Marcelo Rebelo felicitou, “calorosamente e com amizade”, Emmanuel Macron desejando-lhe “os maiores sucessos neste segundo mandato, com o reforço das já excelentes relações bilaterais, bem como no quadro da União Europeia e no contexto multilateral” afirma nota da presidência da República.

“Na atual situação de guerra às portas da União Europeia, é particularmente importante poder continuar a contar com uma França forte, defensora dos Direitos Humanos e do Direito Internacional, da Democracia e do Estado de Direito, de um reforço da solidariedade europeia e do caminho comum para a Paz, o progresso social e o desenvolvimento sustentável” traz a nota.

As primeiras projeções de resultados da segunda volta das eleições presidenciais em França apontam para uma vitória de Emmanuel Macron, Presidente em exercício, centrista liberal, com cerca de 58% dos votos, contra Marine Le Pen, da extrema-direita.

Na primeira volta destas eleições, há duas semanas, Macron foi o mais votado, com aproximadamente 28%, e Le Pen ficou em segundo lugar, com cerca de 23%.

Macron foi eleito Presidente de França em 07 de maio de 2017 com cerca de 66% dos votos na segunda volta das presidenciais francesas, que disputou também com Marine Le Pen, e tomou posse uma semana depois.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: