Líderes dos 27 comemoram 50 anos da UE e tentam relançar a Europa

 

Mundo Lusíada com Lusa  

European Community 2007

Alemanha – Durante as comemorações de 50 anos da UE, para a tradicional “foto de família”, os líderes europeus se deslocaram até à Porta de Brandenburgo, “ex-libris” da capital alemã que, entre 1961 e 1989, foi o símbolo da divisão da cidade e da Europa, até à queda do Muro de Berlim. 25 de março 2007

Os líderes dos 27 Estados membros se reuniram em Berlim, entre 24 e 25 de março, para comemorar os 50 anos da fundação da União Européia. Neste domingo, os chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) adotaram uma Declaração solene evocativa do processo de integração européia, iniciado em 25 de março de 1957, com a assinatura, em Roma, dos Tratados que instituíram a Comunidade Econômica Européia (CEE) e a Comunidade Européia da Energia Atômica (Euratom), percussoras da atual União.

Na atual presidência do bloco até junho de 2007, a capital alemã foi principal palco das comemorações da data, que se estendem por toda Europa. Ao final do semestre, a Alemanha passa a responsabilidade da liderança da UE para Portugal. Declaração de Berlim “Curto e compreensível”, o texto da Declaração de Berlim foi dividido em três partes, com a retrospectiva da história da Europa, os valores do bloco e os desafios do futuro promovendo a democracia, a estabilidade e o bem-estar além fronteiras. A Declaração sublinha que os 50 anos de vida do processo de integração européia colocou “a pessoa humana” no centro das suas preocupações. Centra-se ainda nos valores europeus que “só em conjunto” se podem preservar, fazendo referências ao mercado comum, euro, luta contra o terrorismo, política energética e defesa do ambiente.

O ano de 2009 é a data limite da UE para a obtenção de um acordo que resolva a crise provocada pela rejeição do Tratado Constitucional. “É preciso renovar constantemente a forma política da Europa e os dirigentes europeus estão de acordo para que, daqui até 2009, a UE assente em novas bases”, declarou um conselheiro da presidência. O objetivo traçado é o de “até às eleições para o Parlamento Europeu de 2009, dotar a União Européia de uma base comum e renovada”, lê-se na Declaração.

Doze anos depois do fim da II Grande Guerra Mundial, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo associaram- se aos ex-inimigos – Alemanha e Itália – na assinatura, em Roma, de Tratados que garantiram meio século de prosperidade, estabilidade e paz no “Velho Continente”.

Um processo a que foram aderindo, gradualmente, vários países europeus, entre os quais Portugal, em Janeiro de 1986, que hoje constituem a “Europa dos 27”, depois da entrada recente no bloco comunitário da maioria dos ex-países comunistas do Leste europeu, outrora “satélites” da antiga União Soviética, um dos pólos da “nova guerra” que se seguiu às anteriores e que era designada de “fria”. Eventos em toda Europa Diversas atividades acompanham a comemoração as festividades do 50º aniversário da União Européia que decorreram um pouco por toda a Europa e, em Portugal, o palco principal foi o Palácio de Belém, onde o presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que a UE precisa de um “novo fôlego político” e apelou à mobilização de todos para a presidência portuguesa.

Berlim esteve em festa com participação de DJs em mais de 30 discotecas, além de atividades culturais em museus da capital. A programação conta ainda com, concertos, espetáculos, recitais de poesia com intérpretes dos 27 Estados membros. A contribuição portuguesa foi confiada ao cantor luso-descendente Telmo Pires, que recitará na Neue National Galerie, um dos mais prestigiados museus da capital alemã, o “Poema para O Século XXI”, de Manuel Alegre. No site da UE pode ser conferida toda a programação durante o semestre.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: