Jovens de Moimenta da Beira recebem prêmio do Parlamento Europeu

Por Ígor Lopes De Portugal para Mundo Lusíada

Ígor Lopes

Fingir ser deputado não é uma brincadeira de criança. Pelo menos para os alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, Distrito de Viseu. Através de um projecto do Parlamento Europeu, em que os alunos simulam a vida de um deputado, com a apresentação de projetos e propostas de leis, os jovens do 11º e do 12º anos daquela escola tiveram a oportunidade de conhecer essa instituição européia, em Estrasburgo, na França. Apesar de ser considerado um jogo didático, essa atividade acaba por ser um verdadeiro exercício de cidadania.

Maria João Rede tem 18 anos e é líder do grupo que defendeu o projeto “Participação Cívica dos Jovens” do Parlamento Europeu. Durante três anos as estudantes Liliana Souto, Catia Camilo, Jeanete Fernandes, Raquel Silva, Inês Casimiro, Andréia Paiva, além de Maria João, participaram num jogo didático que envolveu escolas de todo o país, bem como escolas da União Européia. O resultado foi o terceiro lugar a nível europeu para a escola de Moimenta. Como vice-presidente da Associação Distrital do Círculo de Viseu, Maria João, junto com as suas colegas, apresentaram opções sobre o que se pode “mudar na sociedade”.

“O jogo trata-se de uma simulação. Embora eu goste de política, não gostaria de seguir esse ramo, pelo menos por enquanto”, observou a aluna, que se diz surpresa com o Parlamento, pois “nunca imaginou como seria ver os deputados” a trabalhar.

José Mendes, de 23 anos, frequenta o 12º ano em Moimenta da Beira. Com a visita, este jovem teve a oportunidade de conhecer pela primeira vez o Parlamento Europeu. Na memória, fica a grandeza daquela instituição.

“Ser deputado é uma profissão interessante, já que há a possibilidade de ajudar a comunidade européia. Gostei de conhecer a organização do Parlamento, bem como as suas funções. Acredito que os eurodeputados trabalham para o bem estar e o futuro dos europeus”, destacou o aluno.

Conhecer a política européia “É importante o cidadão perceber como é importante acompanhar a política européia. Os alunos de Moimenta da Beira devem estar gratos, pois são poucos os portugueses que conseguem ir ao Parlamento”, alertou Ana Antunes Vieira, diretora geral de comunicação da Unidade de Visitas e Seminários do Parlamento, que foi quem recebeu o grupo português. Ana Vieira apresentou aos alunos o organograma de funcionamento da unidade parlamentar e aproveitou para dizer que é “fundamental lutar contra a abstenção nas eleições européias” em Junho deste ano.

Já o socialista português Manuel dos Santos, vice-presidente do Parlamento Europeu, realçou que as eleições européias “ajudam a fortalecer a União Européia e o Parlamento”. O deputado salientou que a iniciativa de levar jovens portugueses ao Parlamento “é para continuar”.

“Está previsto mais investimento para essas visitas ao Parlamento”, disse o eurodeputado. Formar cidadãos Uns dos impulsionadores e coordenadores desse projeto em Moimenta da Beira foram os professores Maria do Carmo Aires e João Carlos Ferrari. Juntos, avaliaram e sugeriram mudanças no projeto, que rendeu a escola um diploma e um cheque assinado pelo Parlamento Europeu. Embora o valor não tenha sido revelado, o montante pagou os custos da viagem.

Os docentes recordam que “foi muito fácil coordenar esse projeto, uma vez que contaram com uma grande motivação e empenho por parte dos alunos”.

“Contamos ainda com o apoio do Conselho Executivo da escola, da autarquia da Moimenta da Beira, das Juntas de Freguesia do concelho e de algumas empresas locais. Essa viagem era um sonho, pois os alunos começaram por ser deputados na escola e acabaram por conhecer por dentro o Parlamento Europeu”, salientaram Maria do Carmo e João Ferrari.

O trabalho contou com a colaboração do Clube Europeu, do Agrupamento Vertical das Escolas de Moimenta da Beira, da Assembléia da República portuguesa, do Ministério da Educação, do Centro Jacques Delors de Portugal e da Unidade de Escolas e Seminários do Parlamento Europeu. A viagem a Estrasburgo e Paris foi apenas o culminar desse projeto, que reuniu alunos e professores.

“O balanço da viagem foi positivo. Conseguimos concretizar os nossos objetivos. Temos grande expectativa na continuação desse projeto”, sustentou Maria do Carmo. Para dar continuidade aos trabalhos do Parlamento Europeu, já no início de Setembro, um novo grupo de trabalho, liderado por Mariana Nascimento, de 14 anos, assume agora as atividades. O tema a ser tratado é “Sexualidade e afetos”.

“Espero que os projetos de Moimenta sejam aprovados. Tenho em mente que, através desse trabalho, eu e as minhas colegas vamos poder desenvolver a nossa capacidade intelectual e o nosso espírito crítico”, salientou Mariana.

Para Alcides Sarmento, presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, o importante, além da classificação da escola no projeto, é a participação dos alunos.

“Este projeto do Parlamento Europeu enquadra-se mais como uma atividade didática. Na minha opinião, mais do que ficar em terceiro lugar, é importante a participação dos alunos nessa iniciativa. A escola apoiou o projeto, uma vez que a nossa missão é a de formar cidadãos. Fico satisfeito em saber que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma instituição européia como o Parlamento”, referiu.

Este responsável garantiu ainda que guarda “boas expectativas” de que esse projeto continue na escola com o novo grupo de trabalho. “A transição vai ser pacífica e fácil”, sublinhou Alcides Sarmento.

O Parlamento Atualmente, o Parlamento Europeu acolhe 785 deputados de 27 países (com 23 línguas oficiais, incluindo o português), sendo 24 deputados de nacionalidade portuguesa. O Parlamento tem lugar de trabalho em Estrasburgo, Bruxelas (Bélgica) e Luxemburgo.

Durante a visita dos alunos a uma sessão plenária no Parlamento, foi possível assistir a uma votação ao projeto de lei da eurodeputada portuguesa Ilda Figueiredo. A proposta, aprovada por maioria, trata-se uma maior regulamentação na comercialização de carne de aves de capoeira. Foi essa a oportunidade de os alunos ouvirem a política européia em português.

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