Jorge Sampaio representa ONU na Aliança das Civilizações

 

O ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, assumiu o cargo de Alto Representante das Nações Unidas para Aliança das Civilizações.

 

Pedro Sá da Bandeira/Lusa

O enviado das Nações Unidas na Luta contra a Tuberculose Jorge Sampaio conversa com pessoal médico durante visita ao hospital de Machava, nos arredores de Maputo – Abril/2007

Antes da decisão do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para a nomeação, os governos da Espanha e da Turquia foram consultados pelo secretário. Segundo informações da ONU, os dois países patrocinaram a criação da aliança para reforçar o diálogo entre os países ocidentais e o mundo islâmico.

Jorge Sampaio passa a liderar a Aliança das Civilizações, contribuindo com sua “visão e liderança para reduzir as tensões entre sociedades”, de acordo a porta-voz de Ban, Michele Montas.

O Ministério brasileiro das Relações Exteriores divulgou nota afirmando que atribui “grande importância” para a Aliança das Civilizações. “Ao partir da premissa de que todas as culturas e civilizações contribuem para o enriquecimento e o progresso da humanidade, a iniciativa tem por objetivo reduzir tensões inter-culturais e estabelecer pontes entre diferentes comunidades culturais” explica a nota.

Segundo o ministério, o Brasil está empenhado em contribuir com o trabalho de Sampaio. Atualmente, Jorge Sampaio, 66 anos, é o enviado especial do Secretário-Geral para a Erradicação da Tuberculose. Foi presidente de Portugal entre 1996 e 2006.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: