Iniciada a Parceria Estratégica entre Brasil e UE

EU2007.PT

 

O presidente Lula esteve em Lisboa durante os dias 4 e 5 de julho. Na quarta-feira, aconteceu em Portugal a primeira reunião de Cúpula Brasil-União Européia. O evento formalizou o lançamento da Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Européia. Na noite do dia 4, o presidente português Aníbal Cavaco Silva ofereceu jantar ao presidente brasileiro, com a presença de diversos Chefes de Estado e governo dos países da UE.

Em 5 de julho, ocorreu mais uma reunião de Cúpula Brasil-União Européia (em Lisboa), além da visita também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Comissão Européia, em Bruxelas. Ainda na Bélgica, no dia 5, aconteceu a Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, organizada pela Comissão Européia, e aberta pelo presidente Lula.

Na oportunidade, Lula visitou a sede de Bruxelas do Parlamento Europeu, e se reuniu com seu presidente Hans-Gert Pöttering, além de participar do encerramento de seminário empresarial organizado pela Associação UE-Brasil, foro criado em 2004 com o objetivo de promover oportunidades de negócios e investimento entre o Brasil e a União Européia.

A primeira reunião de cúpula inaugurou a presidência portuguesa do Conselho da União Européia, neste segundo semestre de 2007. Participaram do evento o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates; primeiro-ministro Janez Jansa, da Eslovênia (país que assumirá a próxima presidência da UE); do Presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Ainda, presenças do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim; o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luiz Amado; e o Comissário de Comércio Exterior da UE, Peter Mandelson.

“A Parceria Estratégica permitirá reforçar canal de diálogo privilegiado e no mais alto nível sobre temas de interesse mútuo nas agendas bilateral, regional e internacional, em áreas como energia, mudança do clima, ciência e tecnologia, cooperação técnica e combate à pobreza e à exclusão social” divulga o ministério brasileiro das Relações Exteriores. O presidente Lula afirmou que a realização da cúpula em Lisboa representa o "empenho particular de Portugal" para fechar a parceria estratégica e um "gesto de reconhecimento aos laços de história e amizade que unem os povos brasileiro e português".

De acordo com o órgão, em 2006 o intercâmbio comercial entre o Brasil e a União Européia superou a cifra de 51 bilhões de dólares, um crescimento de 13% em relação a 2005 e de mais de 60% em relação a 2003. Nos primeiros cinco meses de 2007, o intercâmbio aumentou 30% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando cerca de 25 bilhões de dólares.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: