Imigração: 184 mil estrangeiros legalizados em 3 anos em Portugal ao abrigo da nova lei

Da Redação Com Lusa

 

Cerca de 184 mil imigrantes foram legalizados nos últimos três anos em Portugal, pela aplicação da nova lei dos estrangeiros, em vigor desde agosto de 2007, segundo anunciou a secretária de Estado da Administração Interna.

Segundo Dalila Araújo, foram legalizados 50 mil imigrantes que tinham situação laboral estável em Portugal e 57 mil no âmbito do reagrupamento familiar, tendo sido ainda atribuídos mais 77 mil estatutos de nacionalidade portuguesa.

"Por mera aplicação da lei, regularizamos estrangeiros em número muito superior ao que qualquer regularização extraordinária poderia fazer", sublinhou a governante, para quem a nova lei significou "uma mudança da paradigma para a imigração”, através de política “muito humanista”, que facilita e incentiva a regularização.

Neste momento, e segundo Dalila Araújo, há 454 mil estrangeiros a residir em Portugal, dos quais apenas 2% estarão em situação ilegal. A secretária de Estado ressalvou que esta porcentagem não é rigorosa, sendo avaliada com base nos resultados das ações de fiscalização realizadas em 2009.

De acordo com Dalila Araújo, o número de ilegais em Portugal tem vindo a decrescer, uma tendência que se deverá manter, também graças à implementação do programa “O SEF vai à escola”, que já atribuiu título de residência a 700 menores estrangeiros até então indocumentados.

Os imigrantes já representam 5% da população portuguesa e 10% da população ativa.

“O nosso objetivo é que não haja qualquer cidadão estrangeiro indocumentado em Portugal”, frisou Dalila Araújo.

A secretária de Estado da Administração Interna falava no decorrer de uma visita ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Viana do Castelo, no âmbito do périplo que está a fazer pelas diferentes instalações da Direção Regional do Norte.

Deixe uma resposta