“Há mais vida para além da pandemia” – presidente português

Da Redação com Lusa

O Presidente de Portugal defendeu nesta segunda-feira que a vida não se limita à pandemia de covid-19, considerando que os atletas portugueses apurados para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 representam a “esperança” numa vida menos condicionada pelas restrições sanitárias.

“A vida não para, não acaba com a pandemia. Há mais vida para além da pandemia, há mais desporto, mais solidariedade, mais esperança para além da pandemia”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa na cerimônia de apresentação de cumprimentos da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em Lisboa.

A posição do chefe de Estado perante os atletas lusos, que considerou um “símbolo de esperança para além da pandemia”, surge quase uma semana depois de ter considerado que não se justifica um “discurso alarmista fundamentalista” perante a evolução da situação epidemiológica no país e que era necessário “cabeça fria” na análise e tomada de medidas.

“Não é que não haja o dever de todos, nomeadamente os mais jovens, de estarem atentos nos seus comportamentos àquilo que é o seu relacionamento em sociedade. Outra coisa é entrar-se no discurso alarmista fundamentalista que se não justifica”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa no passado dia 30 de junho, em declarações aos jornalistas.

Paralelamente, no final de maio, o Presidente da República já havia apelado a mudanças na matriz de risco que tem servido de base para o processo de desconfinamento.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registrados 890.571 casos de infecção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Parada

O secretário de Estado reagiu às preocupações do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, sobre as escalas realizadas pelos portugueses a caminho de Tóquio em território alemão, com Portugal atualmente na “lista vermelha” de viagens, por ser uma “zona de variantes” do SARS-CoV-2.

Segundo João Paulo Rebelo, a “iniciativa do COP junto da embaixada alemã” junta-se ao acompanhamento do governo “pelos canais diplomáticos” para encontrar soluções, revelando que Constantino lhe deu conta da possibilidade de “uma exceção para a missão”.

A hipótese de reavaliar um desagravamento da situação entre Alemanha e Portugal foi hoje avançada pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar as novas normas que a Alemanha irá aplicar aos viajantes que chegam ao país.

Jens Spahn admitiu que será possível, em breve, desagravar a avaliação de Portugal e do Reino Unido, ambos classificados como zonas de risco devido a variantes do novo coronavírus, para uma categoria de elevada incidência, uma vez que as projeções apontam que durante o mês de julho a variante Delta do SARS-Cov-2, inicialmente detetada na Índia e atualmente predominante nos territórios português e britânico, também terá uma incidência entre 70% a 80% na Alemanha.

“Já estava a acompanhar a situação, não só para os atletas olímpicos, mas para todos os portugueses. A situação está a ser acompanhada, o ministro dos Negócios Estrangeiros [Augusto Santos Silva] está a fazer diligências, a nossa embaixada na Alemanha e a embaixada alemã em Portugal estão contactadas, há diligências habituais encetadas”, explicou o secretário João Paulo Rebelo.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 realizam-se de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: