Governo vai ao Parlamento explicar envio de tropas ao Líbano e vôos da CIA

Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros vão terça e quarta-feira, 5 e 6 de setembro, ao Parlamento dar explicações aos deputados sobre o envio de tropas portuguesas para o Líbano e os alegados vôos da CIA.  

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, reúne-se terça- feira com a comissão parlamentar de Defesa para dar informações acerca da participação portuguesa na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL).  

O Governo propôs e o Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN), presidido pelo chefe do Estado, Cavaco Silva, aprovou a 31 de Agosto enviar uma companhia com um máximo de 140 militares de engenharia de construções para integrar a FINUL.  

Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, estará na Comissão dos Negócios Estrangeiros para analisar a situação no Líbano e dar explicações acerca dos alegados vôos da CIA na Europa, incluindo escalas de aviões em Portugal.  

O Parlamento Europeu aprovou, em julho, um relatório da comissão temporária sobre alegadas atividades da CIA na Europa, presidida pelo eurodeputado português Carlos Coelho, em que se propunha a audição do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, sobre o assunto.  

Os eurodeputados querem apurar responsabilidades de dez países europeus em casos de “seqüestro, afastamento, rapto e detenções ilegais de suspeitos de terrorismo”, efetuadas pela CIA no âmbito do combate ao terrorismo. A 17 de agosto, o jornal Diário de Notícias publicou que o executivo português deverá recusar prestar informações ao Parlamento Europeu, dado que “o governo responde perante a Assembléia da República e não perante o Parlamento Europeu”. 

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, esclareceu que, nessa data, o executivo ainda não tinha recebido um pedido formal da comissão. O convite para uma audição do ministro Luís Amado no Parlamento Europeu deverá ser enviado esta semana, segundo noticiou o DN, citando Carlos Coelho. Agência Lusa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: