Governo pretende poupar 3,6 milhões por ano com a reestruturação consular

Foi reiterado pelo secretário a sua vontade de que este processo se conclua até o final do primeiro semestre de 2007. Foi entregue um documento ao Sindicato, sobre o qual o SECP referiu pretender a opinião da direção sindical até o fim da primeira semana de Janeiro. Segundo o Sindicato, a proposta será analisada “cuidadosa e pormenorizadamente” a amplitude das alterações previstas e proceder a consulta aos associados, em particular aos que trabalham nos postos atingidos, e entregará as apreciações sindicais em devido tempo.

As conseqüências para os “colegas” resultantes das mudanças previstas deverão ser objeto de negociação com o Sindicato nos próximos tempos. Uma apreciação mais detalhada do documento será feita para entrega ao SECP, como solicitado, não cabendo (ainda) adiantar alguma conclusão. Todavia, a direção representativa dos trabalhadores fez alguns comentários como segue em nota enviada à comunicação social. Segundo o STCMD, a proposta de revisão da rede consular excede algumas previsões que já tinham no que concerne a encerramentos de postos.

“O Governo pretende extinguir 6 Consulados-Gerais e 11 Consulados, a que acresce o chamado “Escritório Consular” em Windhoek (capital da Namíbia). O projeto propõe também a transformação de alguns Consulados em Vice-Consulados. Nestes, o mais saliente é o de Frankfurt, que é Consulado-Geral e passará a Vice-Consulado, a par de outros em França e no Brasil. Neste país, o consulado em Curitiba é transformado em “escritório consular” dependente do Consulado Geral em São Paulo, sendo aqui o mais saliente, a proposta de extinção do Consulado em Santos. Em matéria de extinção de postos, salienta-se, em França, o desaparecimento dos Consulados em Versalhes e Nogent-sur-Marne, concentrando os meios e os serviços no CG em Paris. Propõe também o documento, a extinção dos postos em Toulouse, Lille, Orleans e Tours. O mesmo destino terão, em Espanha, os postos de carreira em Bilbao, Sevilha e Vigo. Igual sentença terão, nos EUA, os Consulados em New Bedford e Providence, bem como o CG em Nova Iorque”, refere a nota do Sindicato.

Conforme os dirigentes, o Governo pretende poupar 3,6 milhões de euros por ano. Menos do que as remessas dos emigrantes para Portugal diariamente (que se cifram em 3,7 milhões de euros). 

Leia mais >> Consulado de Portugal em Santos deve fechar em 2007

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: