Governo português nomeia Vice-Cônsules para Belém, Curitiba e Porto Alegre

Mundo Lusíada

O governo português informa que foram nomeados os novos titulares dos Vice-Consulados de Portugal em três capitais brasileiras: em Belém do Pará, Curitiba e Porto Alegre.

A medida era alvo de críticas dos utentes, que reclamavam de estar sem comando nos Vice-Consulados, além da qualidade do atendimento em alguns postos.

No Vice-Consulado de Portugal em Curitiba, foi nomeada Susana Isabel Alves da Silva Pereira, pós-graduada em Ciências Políticas e Internacionais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e em Estudos Europeus, pela Universidade Católica Portuguesa, e licenciada em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa.

Para Porto Alegre, Maria Filipa Carvalho da Silva Mendonça foi escolhida para o cargo de titular do Vice-Consulado. Especialista em Informática, é licenciada em Matemáticas Aplicadas pela Universidade Livre de Lisboa, detentora do certificado FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública; e detentora da Carta Europeia de Condução Informática.

Em Belém, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro foi nomeada ao no cargo de titular do Vice-Consulado de Portugal. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, e mestranda em Direito da União Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade do Minho, é pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização; Ciência Jurídicas; Relações Internacionais e outros.

Nesta quinta-feira, o vice-consulado de Belém informou ainda que atualmente está suspensa temporariamente a emissão de Cartão de Cidadão e Passaporte no posto consular “por motivos de avaria no equipamento, a partir de 02-05-2019”.

Em entrevista ao Mundo Lusíada, o presidente do Conselho Regional para a América do Sul criticou a demora de postos sem os vice-cônsules e problemas sério de atendimento. “Belém do Pará está desde outubro sem chefe do posto consular, a informação que tive recentemente é que já tinha uma pessoa indicada para lá, eu não sei até o momento se essa pessoa assumiu o posto ou não” disse Antonio David antes da nomeação anunciada pelo governo.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: