Governo: Passos Coelho já promete menos impostos em 2015

Da Redação
Com Lusa

Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Arquivo Foto: Antonio Cotrim/Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirma que quer cobrar menos impostos aos portugueses até 2015 e antevê o crescimento da economia a partir de 2013. “Queremos, até 2015, que o Estado vá buscar menos recursos do que tem ido buscar aos portugueses nos últimos 10 anos”, diz o primeiro-ministro quando questionado sobre as características do país que naquela data quer entregar aos eleitores.

Em entrevista ao Correio da Manhã, Pedro Passos Coelho insiste na necessidade da poupança: “Se o Estado conseguir gastar menos, sem pôr em causa o essencial das políticas públicas na área social, e por essa razão não precisar de ir buscar tantos impostos aos portugueses, significa que eles ficam livres para realizar mais poupanças, que utilizarão via sistema financeiro, para financiar o crescimento da economia e do emprego”.

O chefe do Governo espera que Portugal abandone a palavra “recessão” e a economia comece a crescer a partir de 2013, embora admita que o desemprego ainda vai crescer até lá.

“Não tenho nenhum prazer em dizer aos portugueses que vamos ter recessão e desemprego. O que quero garantir é que não há nenhuma outra maneira de Portugal voltar a crescer sem primeiro pôr as suas contas na ordem e gastar menos do que gastava”, refere Passos Coelho, relativamente às medidas de austeridade.

O primeiro-ministro diz que a perspetiva da economia mundial não é de recessão, pelo que Portugal deve aumentar as exportações para os Estados Unidos da América, para a América Latina e o Oriente. Para a Europa, Portugal exporta mais de 75%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: