Governo dos Açores quer inquérito sobre interferência em transferência médica

Da Redação
Com Lusa

O presidente do Governo dos Açores deu instruções para que seja aberto um inquérito “urgente” que, até fim do mês, esclareça se houve interferência da presidente do Hospital de Angra numa operação de transferência de doentes, priorizando um familiar.

“Considero, sem margem para dúvida, imperativo e imprescindível o apuramento detalhado e exaustivo de todas as circunstâncias que rodearam esta situação”, diz o despacho de Vasco Cordeiro, a que a agência Lusa teve acesso.

Uma notícia do Diário dos Açores reportou que a administradora do Hospital de Angra, Olga Freitas, interferiu numa operação de transferência de doentes, obrigando um helicóptero da Força Aérea a transportar um doente seu familiar da ilha de São Jorge, quando a equipe médica iria transportar, primeiro, um doente da Graciosa.

O episódio, sucedido em fevereiro de 2017, motivou uma queixa por escrito ao Serviço Regional de Proteção Civil e remetida para a secretaria da Saúde, que optou por não a remeter para a Inspeção Regional de Saúde, esclarece o jornal.

Nesta terça-feira, Vasco Cordeiro refere ser essencial saber a “cronologia” e os passos dos “intervenientes” na situação, nomeadamente “quanto a se foram ou não escrupulosamente cumpridos os procedimentos estabelecidos” para casos do gênero.

O chefe do executivo açoriano pede ainda uma “avaliação rigorosa do cumprimento ou incumprimento dos procedimentos estabelecidos para este tipo de evacuações médicas” e solicita “eventuais recomendações” que a Inspeção Regional de Saúde, responsável pelo inquérito, “entenda fazer”.

Também o PSD/Açores anunciou que vai requerer a audição do secretário da Saúde, pedindo um “esclarecimento cabal” da alegada interferência da presidente do Hospital de Angra “numa operação de evacuação de doentes para benefício de um familiar seu”.

Além da audição ao secretário regional da Saúde, Rui Luís, os sociais-democratas vão requerer também a audição na comissão de Assuntos Sociais do parlamento da presidente do Conselho de Administração do Hospital de Angra do Heroísmo, da médica reguladora, da médica da equipe de evacuação e do presidente do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: