Governo do Acre implementa padaria como medida socioeducativa para ressocialização

Da Redação

Como atividade para ressocialização, socioeducandos trabalham em padaria no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), produzindo cerca de 700 pães por dia. A medida faz parte de diversas outras ações que contribuem para dar uma oportunidade de conhecimento técnico e um possível emprego para os jovens ao cumprirem a pena.

“Os socioeducandos, junto com o padeiro responsável, fabricam 700 pães diariamente, que são servidos no café da manhã e na ceia da noite para todas as unidades de Rio Branco. Com esse apoio, eles já tem uma profissão na mão, isso ajuda muito na busca de emprego lá fora”, afirmou ao Notícias do Acre Raimundo Nonato, diretor do centro socioeducativo Acre.

Já no centro Mocinha Magalhães, as jovens participam de uma horta que abastece as refeições e fornece verduras para serem vendidas também. Na reunião com o governador, foram planejadas novas iniciativas, como o trabalho de estética com um salão de beleza e uma sorveteria. “As adolescentes poderão ter uma profissão ao sair. Em nossa Unidade, elas são muito interessadas, poderão ter uma vida diferente, conseguindo uma renda com o que aprendeu lá dentro”, afirmou Alessandra.

O Acre conta com oito Centros Socioeducativos, sendo quatro somente na capital e os demais em Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Brasileia. Segundo o governo, diversas ações sociais e educativas são oferecidas constantemente, dando uma oportunidade de os jovens buscarem um novo caminho.

Ainda há a parceria com o Departamento de Trânsito do Acre (Detran), que acolhe 50 adolescentes do ISE para atuarem como orientadores de trânsito na capital. Outra oportunidade, é a oficina de artesanato, oferecida por Fábio Silva, que já tem trabalhos reconhecidos por todo o Brasil.

Dependentes

O governador Tião Viana já tinha lançado, em fevereiro deste ano, a primeira de três padarias comunitárias para casas terapêuticas que trabalham com a recuperação de dependentes químicos.

O empreendimento integra as políticas públicas da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), que só em seu governo já beneficiou mais de 23 mil famílias em todo o Acre, num investimento que chega a R$ 33 milhões.

“Em vez de olharmos para essas pessoas e as chamarmos de ‘condenadas’, viramos para elas e dizemos: ‘Tenham esperança, recuperem suas vidas, achem um caminho!’. Esta é uma padaria moderna, que tem todas as condições para se tornar uma referência em empreendimentos comunitários que geram renda, empregos e dão a oportunidade para a recuperação dessas pessoas”, avalia Tião Viana.

A Casa de Recuperação Reconstruindo Vidas Para o Reino de Deus, no bairro Irineu Serra, foi a primeira a ganhar a padaria comunitária. Por ela passam cerca de 60 pessoas por ano, que buscam a recuperação das drogas, entre ex-reeducandos, moradores de rua e em situações de vulnerabilidade.

Além disso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) se comprometeu dar cursos de panificação para os internos.

O pastor José Ribeiro Alves, ex-reeducando que fundou a Casa de Recuperação no Irineu Serra, ficou bastante emocionando pelo apoio que recebeu do governo do Estado na construção da padaria.

“Para nós, isso é importante demais porque temos esse trabalho de retirar pessoas do mundo das drogas e do crime. Esta parceria só nos fortalece, pois nossos internos fazem o tratamento e já terminam reinseridos na sociedade e no mercado de trabalho. E fica o agradecimento ao governo do Estado, que tem dado tanto apoio a todas as casas terapêuticas”, disse Alves ao Notícias do Acre.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: