Governo de Portugal aposta na internacionalização da cultura

Para a pasta, serão mais 5 milhões de euros por ano, uma aposta do primeiro-ministro luso. “Há setores mais fracos que sofrem mais em virtude das políticas de austeridade”, e portanto a decisão de proteger a cultura. “É a melhor embaixadora do nosso País”.

Mundo LusíadaCom Agências

Divulgação

>> O Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates

O governo português aprovou um investimento de 7,5 milhões de Euros para internacionalizar a Cultura Portuguesa e qualificar Rede de Teatros Municipais. Para a pasta, serão mais 5 milhões de euros por ano, uma aposta do primeiro-ministro luso. “É necessário proteger o setor da cultura de uma política geral de austeridade” afirmou Sócrates, na apresentação do Fundo para a Internacionalização da Cultura Portuguesa e da Rede Portuguesa de Teatros Municipais.  

“Isto significa apenas uma escolha política, não significa que aumentamos o déficit orçamental para mais cinco milhões aumentando a despesa da cultura”. Segundo ele, a política de austeridade se aplica a todos os setores. Porém, “há setores mais fracos que sofrem mais em virtude das políticas de austeridade”, e portanto a decisão de proteger a cultura, que tem um papel “da maior importância” para Portugal, para a economia e para a sociedade. “É a melhor embaixadora do nosso País” defendeu. 

Em 3 de fevereiro, o Conselho de Ministros alterou a grelha de distribuição das receitas dos jogos sociais, passando a Cultura a ficar com uma porcentagem de 3,5%, em vez de 2,2%. Segundo a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, no conjunto, a Cultura vai dispor de 9,5 milhões de euros, sendo 3 milhões para o Fundo para a Internacionalização, 4,5 milhões para a Rede de Teatros Municipais e 2 milhões para as Artes. 

O Fundo para a Internacionalização da Cultura Portuguesa pretende promover a mobilidade internacional de artistas e de obras portuguesas em áreas como a literatura, música, dança, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura e design, entre outras. Através de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em parceria com Instituto Camões, o fundo contará com 3 milhões de euros para o período 2011-2013. 

Desse montante, e ainda com vista à internacionalização da cultura, o Ministério da Cultura, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores e a Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes e Executantes, atribuirá 1 milhão de euros à Portugal MusicExport, uma agência para a exportação de música portuguesa. A Portugal MusicExport apoiará a participação de artistas em feiras internacionais e a promoção de festivais, tournées e eventos considerados relevantes para a internacionalização da cultura portuguesa.

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: