Governo convida companhia aérea a ligar China a Portugal e TAP quer voar para Índia

Mundo Lusíada
Com Lusa

TAP-AirPortugal_logoO Governo está a trabalhar para que Portugal tenha uma ligação aérea direta à China, estando a desenvolver contatos com a Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, alertando para a localização estratégica de Lisboa.

Na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, o ministro da Economia revelou que o Governo está “a trabalhar ativamente para que Portugal possa ter ligações diretas à China e ao México”.

“Tanto o Governo mexicano como as entidades chinesas têm revelado interesse em materializar esta ligação direta que no caso da China seria muito importante tanto do ponto de vista econômico como para o turismo”, declarou o governante no parlamento, naquela que foi a última comissão regimental até ao final da legislatura.

Pires de Lima escreveu na passada segunda-feira ao presidente do Conselho de Administração da Hainan Airlines, com sede e base em Haikou, alertando para as vantagens de uma ligação direta entre os dois países, referindo a localização privilegiada de Portugal, como porta de entrada em África e no Brasil.

O ministro da Economia considerou que “uma TAP mais forte e com mais aviões tem mais oportunidade de no futuro agarrar essa possibilidade”, tentando, entretanto, que a companhia chinesa possa fazer essa ligação direta entre os dois países.

TAP na Índia
Nesta terça-feira, a TAP solicitou à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) uma autorização para efetuar voos regulares para Nova Deli e Bombaim, na Índia, de acordo com uma informação publicada em Diário da República.

“A TAP requereu uma autorização para exploração de serviços aéreos regulares extra-União Europeia nas rotas Lisboa-ponto intermédio – Nova Deli – ponto intermédio – Lisboa e Lisboa ponto intermédio -Bombaim – ponto intermédio — Lisboa”, refere o Diário da República.

De acordo com a informação disponibilizada pela ANAC, “dado que se trata de duas rotas com direitos de tráfego limitados” as companhias interessadas em realizar estas rotas têm dez dias úteis a contar da data da publicação deste aviso, portanto, até dia 25 de julho, para “pronunciar-se sobre a mesma ou apresentar requerimento nos termos do artigo 5.º do referido decreto-lei”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: