Governo aplica medidas de confinamento em toda a área metropolitana de Lisboa

Da Redação
Com Lusa

O Governo português anunciou que vai aplicar a partir de terça-feira a toda a área metropolitana de Lisboa as principais novas medidas de confinamento obrigatório, designadamente as referentes a estabelecimentos e à imposição de um limite para aglomerações.

Em conferência de imprensa, em São Bento, no final da reunião do Governo com os cinco presidentes dos municípios atualmente mais atingidos pela pandemia de covid-19 (Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra e Amadora), o primeiro-ministro, António Costa, frisou que parte das novas medidas agora tomadas pelo seu executivo “terá um caráter transversal”.

“Algumas das medidas são transversais a toda a área metropolitana. Não podemos ignorar que estamos num espaço onde o grau de mobilidade é muitíssimo grande”, alegou António Costa.

Entre as principais restrições, está o regresso da proibição de ajuntamentos com mais de dez pessoas, o reforço da fiscalização de centros comerciais e o encerramento geral dos estabelecimentos às 20:00, exceção feita aos restaurantes para serviço de refeições.

Foi prolongado o estado de calamidade em 15 freguesias de cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa onde estão localizados mais novos contágios de covid-19.

Além de repor o limite máximo de 10 pessoas por ajuntamento, o Governo vai aprovar um diploma que prevê contraordenações, com o reforço das forças de segurança na rua, permitindo “a autuação de quem organize ou de quem participe de ajuntamentos que não sejam permitidos”.

António Costa disse ainda que todos os serviços comerciais vão passar a fechar às 20:00, à exceção de restaurantes para serviços de refeições, e será proibida a venda de bebidas em áreas de serviço e o consumo de bebidas na via pública.

No âmbito das novas medidas, os centros comerciais vão ser mais fiscalizados, quanto à entrada, circulação e presença de pessoas por metro quadrado.

Para controlar a expansão da pandemia nas 15 freguesias identificadas na Área Metropolitana de Lisboa, o Governo vai desenvolver um programa designado Bairros Saudáveis, que “visa desenvolver projetos comunitários de reforço da prevenção nas áreas residências que têm sido mais afetadas”.

Neste âmbito, o executivo defende uma articulação mais forte entre municípios e autoridades de saúde, para encurtar os prazos de notificação dos resultados de testes à covid-19 e de divulgação dos inquéritos, assim como reforçar as visitas de vigilância de pessoas em confinamento domiciliário.

Casos

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registrou 63,3% das novas infeções de covid-19, com 164 dos 259 novos casos, enquanto a região Norte concentrou 27,4% das infecções, mais 71 casos, segundo a Direção-Geral da Saúde.

LVT tinha 77% dos novos casos divulgados no domingo, 74,8% do total de novas infeções divulgadas no sábado, 76% na sexta-feira e 78% na quinta-feira.

De acordo com o boletim da situação epidemiológica em Portugal deste dia 22, na região de LVT foram reportadas 164 das novas infeções diárias, 63,3% dos casos (a menor percentagem das últimas semanas), na região Norte foram registadas 71 novas infeções, 27,4% dos casos (a maior percentagem das últimas semanas), enquanto na região Centro há 14 novos casos, representando 5,4% do total.

O Algarve registou oito novos casos, representando 3%, e no Alentejo dois novos casos, representando 0,8%.

Nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores não foram reportados novos casos.

Os quatro óbitos reportados nesta segunda-feira registram-se na região de LVT.

O Norte continua a ser a região com o maior número de casos acumulado, num total de 17.320, a região de LVT tem agora um total de 16.926, o Centro 4.005, o Algarve 529 e o Alentejo 376.

A Madeira continua com um total de casos acumulado de 92 e os Açores de 144.

Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos e está agora com um total de 3.150, mais 15 do que no domingo, enquanto Sintra está com um total de 2.272 casos, mais 19 do que no domingo.

Também na Área Metropolitana de Lisboa, Loures tem 1.654 (+31), a Amadora está com 1.436 (+8), Odivelas com 920 (+39), Cascais com 803 (+12), Vila Franca de Xira com 652 (+6), Oeiras com 646 (+11), Almada com 548 (+10) e o Seixal com 542 (+7).

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: