Governo anuncia prêmios para projetos inovadores na gestão pública

Da Redação

O Ministro português das Finanças, Mário Centeno, defendeu que o Governo tem dado sinais “evidentes” da aposta na Administração Pública através da valorização dos trabalhadores.

Durante o 10 º Congresso Nacional da Administração Pública, em Lisboa, Mário Centeno referiu que, desde o Orçamento do Estado de 2016, se fez uma ruptura na forma como a Administração Pública e os seus trabalhadores têm sido tratados.

Ele considerou que “inovar é reduzir custos” e que assim o serviço público é desafiado a prestar “novos serviços”, o Ministro das Finanças disse que está em curso um programa de capacitação de inovação que passa pela identificação de projetos experimentais, que vão da “utilização da tecnologia para agilizar processos”, aos “novos processos colaborativos entre serviços” e aos “mecanismos de incentivo à criatividade dos trabalhadores”.

Mário Centeno anunciou também que serão lançados prêmios de inovação para os “projetos verdadeiramente inovadores na gestão e que apresentem resultados mensuráveis”. Os prêmios são para áreas de valorização dos recursos humanos, inovação na gestão, com valores para a equipe que atinge os dez mil euros.

O Ministro afirmou ainda que “preparar a Administração Pública para servir um país moderno e desenvolvido, capaz de lidar com os desafios do mundo de hoje, exige uma atuação concertada de todos, responsáveis políticos, dirigentes e trabalhadores” e que todos devemos fazer a parte “num projeto coletivo”.

Segundo ele, o Orçamento do Estado para 2019 evidencia “o cumprimento de todos os compromissos enunciados para com a Administração Pública no Programa do XXI Governo”, acrescentando que isso terá reflexo na melhoria da qualidade de vida dos portugueses, “onde se incluem os trabalhadores da Administração Pública”.

A reposição de rendimentos, a modernização do sistema de formação profissional, a recuperação do horário de trabalho – que devolve tempo para a conciliação com a vida pessoal – e a renovação das perspetivas de desenvolvimento de carreira, são alguns dos direitos que “nesta legislatura, retomam a sua normalidade e abrem novas perspectivas de futuro”.

Mário Centeno referiu ainda a importância de todos os dirigentes e trabalhadores se mobilizarem em torno destas ideias, para a criação de mecanismos com um “poder transformador na nossa sociedade”.

“Nunca podemos ignorar que estamos todos juntos no compromisso de fazer cada vez melhor. E, fazendo cada vez melhor na Administração Pública, ganharemos legitimidade junto dos cidadãos e aumentaremos a sustentabilidade do serviço público, fator de justiça social e de qualidade da democracia” defendeu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: