Francisco Ribeiro Telles é o novo embaixador de Portugal no Brasil

A indicação do novo embaixador de Portugal em Brasília foi confirmada terça-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Rio e São Paulo terão também novos representantes diplomáticos.

 

Da Redação
Cortugal Digital

Francisco Ribeiro Telles

O diplomata Francisco Ribeiro Telles será o novo embaixador de Portugal em Brasília, foi anunciado na terça-feira (dia 3), em Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Francisco Ribeiro Telles, que exerceu até agora o cargo de embaixador na capital angolana, substitui em Brasília o embaixador João Salgueiro que deixou a capital federal em agosto.
O novo cônsul-geral no Rio de Janeiro será Nuno Bello, até agora na embaixada de Roma. Já o cargo de cônsul-geral em São Paulo será assumido por Paulo Lourenço, que estava na embaixada de Portugal em Luanda.
O anúncio dos novos representantes diplomáticos de Portugal no Brasil faz parte de uma ampla lista de mudanças de embaixadores em vários países, já aprovada pelo presidente da República, Cavaco Silva.

As mudanças
Domingos Fezas Vital, que ocupava o cargo de assessor diplomático junto do Presidente da República, passa a embaixador da Representação Permanente da União Européia, cargo que era ocupado por Manuel Lobo Antunes nomeado agora embaixador de Portugal em Itália.
João da Câmara, que ocupava o cargo de embaixador em Harare, no Zimbabué, foi indicado para embaixador de Portugal em Luanda.
Manuel de Jesus, vice-presidente do IPAD, é o novo embaixador em Bissau e Paula Cepeda, secretária-geral adjunta do MNE, é a nova embaixadora em São Tomé e Príncipe. Maria Clara Borja de Freitas passa a ocupar o cargo de embaixadora junto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Francisco Seixas da Costa, ex-embaixador em Brasília e, atualmente, embaixador em França passa a acumular os cargos de embaixador de Lisboa em Paris e representante de Portugal junto da Unesco. Luís Filipe Castro Mendes, ex-cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, deixa a Unesco, onde se encontrava atualmente, para assumir o cargo de embaixador de Portugal no Conselho da Europa.
A embaixada de Portugal na Alemanha vai ser representada por Luís Almeida Sampaio, até agora embaixador em Belgrado. Atenas vai ter como embaixador Joaquim Ferreira Marques que se encontrava na embaixada de Portugal em Buenos Aires (Argentina), e para a capital da Irlanda foi indicado o embaixador Bernardo Futscher Pereira.
João Ramos Pinto que se encontrava em Pretória (África do Sul) é o novo embaixador em Berna (Suíça), e José Bouza Serrano, chefe de Protocolo, é o novo embaixador em Haia (Holanda). Rita Ferro, até agora embaixadora na Tunísia, vai ocupar o cargo de embaixadora de Portugal no Luxemburgo.
Marcelo Curto deixa Viena (Áustria) para a embaixada em Estocolmo (Suécia) e o cargo de embaixadora na Áustria passa a ser ocupado por Ana Martinho que acumula também o cargo junto da missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Fátima Perestrello, embaixadora em Tallin, Estónia, será a nova representante de Portugal em Helsínquia (Finlândia) e Jorge Cabral, anteriormente em Teerão, será o novo embaixador em Ancara, Turquia.
Maria do Carmo Allegro deixa em Liubliana (Eslovénia) para assumir a embaixada de Portugal em Belgrado. Para Teerão vai Mário Damas Nunes que era embaixador em Andorra e a embaixada no Cairo passa a ser assumida por António Tânger.
Luís Faro Ramos, diretor geral de Política de Defesa Nacional, vai assumir a embaixada em Túnis, Tunísia. Francisco Xavier Esteves, que também esteve em Brasília e até agora diretor geral dos Assuntos Técnicos e Econômicos (DGATE), foi indicado como embaixador em Marrocos e Miguel Almeida e Sousa, também da DGATE, vai para embaixador em Telavive, Israel.
António Ricoca Freire deixa a Guiné- Bissau para a embaixada em Pretória, África do Sul e para Buenos Aires foi indicado Henrique Silveira Borges, embaixador em Seul (Coréia do Sul). Luís Lorvão, embaixador em Montevidéu (Uruguai) vai para Santiago, Chile. António Quinteiro Nobre, do Departamento Geral de Administração, será o novo embaixador em Seul e finalmente Pedro Lourtie assumirá o Consulado Geral de Paris.

1 Comment

  1. Embaixadores e cônsules já os vejo desde menino fazendo discursos diante da comunidade saudosa dos seus em Portugal mas distantes de nos desçendentes da Diaspora portuguesa alias nem sabemos se eles sabem algo sobre isso…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: