Famílias começam a deixar a Serra do Mar

Governo do Estado transfere as primeiras 160 famílias de áreas de risco na Serra do Mar, em Cubatão, para apartamentos da CDHU na Praia Grande.

Da Redação

 

FOTO: SH/CDHU – COMUNICAÇÃO SOCIAL

>> O governador José Serra e o secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, durante a entrega de 160 apartamentos do condomínio Andorinhas para famílias transferidas da Serra do Mar.

A desocupação dos bairros-cota e outras áreas de risco na Serra do Mar, em Cubatão, começou. O governador José Serra e o secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, entregaram na sexta-feira, 26 de fevereiro, os primeiros 160 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para famílias transferidas da serra. O novo endereço delas é o Conjunto Habitacional Andorinhas, na Rua Treze, 794, no bairro Vila Sônia, em Praia Grande. Segundo informações do governo do Estado, cinco famílias, ex-moradoras da área de risco chamada Grotão, já passaram a noite no novo lar.

A prioridade na transferência foi para moradores que vivem em áreas de risco de deslizamento, perigo agravado devido às fortes chuvas dos últimos meses, nos bairros Cota 200, Cota 95/100 e Pinhal do Miranda. "Mudar nunca é fácil. Mas a segurança das pessoas vem em primeiro lugar. O programa vai trazer mais conforto e qualidade de vida para os moradores da Serra do Mar", afirma o governador. Além do conjunto Andorinhas, a CDHU deve oferecer imóveis nos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande, além de unidades na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar prevê a remoção de mais de cinco mil famílias e a urbanização de áreas desafetadas do parque. "O Governo do Estado teve a coragem de resolver um problema que já dura 30 anos ou mais. Vamos dar condições de habitação para todas as famílias que precisam deixar a Serra do Mar. Habitações de qualidade, com toda infraestrutura e serviços urbanos que hoje elas não têm", garante o secretário Lair Krähenbühl.

Com 46 m² de área construída, os imóveis do conjunto Andorinhas possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Segundo a CDHU, o investimento foi de R$ 7,3 milhões no empreendimento. São dez prédios de quatro andares em um condomínio fechado, com um centro de apoio comunitário, churrasqueira, playground, guarita, estacionamento e tratamento paisagístico. As prestações são subsidiadas pelo Governo do Estado, quem ganha até três salários vai pagar 15% dos rendimentos.

Maria José Soares da Silva, de 32 anos, é uma das moradoras que mudaram para o novo apartamento. Ela e as duas filhas viviam no Grotão, nas imediações do bairro Pinhal do Miranda. "Morei metade da minha vida em uma casa inacabada, de um cômodo só, que eu dividia em quarto e cozinha com uma cortina. Agora vou ter um apartamento de verdade", disse.

Fotografias aéreas Segundo o governo, desde o início do programa, em abril de 2007, foi feito o "congelamento" da área para conter a expansão habitacional e coibir crimes ambientais. O trabalho de patrulhamento é feito 24 horas por dia pela Polícia Ambiental, divulga, controlando a entrada de material de construção, impedindo ações de desmatamento e movimentação de terra (como cortes em encostas), a caça de animais e promovendo a segurança da comunidade.

Para auxiliar neste trabalho, a CDHU contratou um "levantamento aerofotogramétrico" da Serra do Mar. As imagens, por meio de fotografias aéreas, permitiram o mapeamento do local, com delimitação das áreas residenciais e de preservação ambiental. O registro fotográfico foi feito desde Cubatão até Ubatuba. A área fotografada mede 200 Km2. A CDHU também promoveu o mapeamento das condições socioeconômicas da população local. A Companhia fez cadastramento que permitiu identificar o número exato de imóveis e pessoas existentes e conhecer o perfil socioeconômico das famílias.

Este programa é uma ação conjunta das secretarias da Habitação, do Meio Ambiente, de Segurança Pública, da Casa Civil, de Energia e Saneamento, de Desenvolvimento, de Justiça e de Economia e Planejamento. Participam também a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a Procuradoria Geral do Estado e a Prefeitura de Cubatão. Estiveram presentes ao evento a secretária de Estado de Saneamento, Dilma Pena, e os deputados estaduais Bruno Covas, Cássio Navarro, Luciano Batista e Raifa Madi, além de prefeitos e vereadores da Baixada Santista.

Deixe uma resposta