Exército Brasileiro realizou intercâmbio em meio ambiente com a Defesa de Portugal

Da Redação

O Exército Brasileiro divulgou essa semana os detalhes de uma reunião em Lisboa com objetivo de troca de experiências no setor ambiental.

No período de 22 a 26 de julho, uma comitiva da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA) participou de uma atividade de intercâmbio com o Ministério da Defesa Nacional de Portugal junto ao Centro de Pesquisa Ambiental e Sustentabilidade (Center for Environmental and Sustainability Research – CENSE) na capital portuguesa.

Na ocasião, foram discutidas estratégias de gestão ambiental em organizações militares e em operações, além da colaboração entre a Universidade de Lisboa e o setor de Defesa.

O Coronel Helder e o Coronel R1 Mendonça, da Seção de Meio Ambiente da DPIMA, participaram da atividade apresentando o Programa de Conformidade Ambiental do Exército Brasileiro.

Foram apresentadas a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável no setor de Defesa; a Estratégia de Transmissão para uma Economia Circular; a Monitorização das Alterações Climáticas; a Diretiva Ambiental para as Forças Armadas; o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS); o Sistema de Gestão de Energia; o gerenciamento de resíduos no Exército, na Marinha e na Força Aérea; além da Gestão Ambiental na Base Naval de Lisboa, no Campo Militar de Santa Margarida e na Base Aérea Nr5 de Caças F-16.

Durante a programação da atividade, foram previstas visitas a Campos de Instrução, a navios de guerra da Marinha Portuguesa e à Base Aérea de Caças F16 das Forças Armadas de Portugal.

Todas organizações certificadas pelo European Commission – Environm­ent – Eco-Management and Audit Scheme (EMAS), a Comissão Européia de Meio Ambiente, Administração Ecológica e Auditagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend