Eurodeputado insta Brasil a acabar com embargo a produtos lácteos açorianos

Da Redação

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos esteve na última semana em Brasília, quando se reuniu com o ministro brasileiro Blairo Borges Maggi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No encontro, que decorreu no âmbito de uma visita de trabalho da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu ao Brasil, o eurodeputado questionou o governo para a necessidade de serem ultrapassadas as questões do embargo brasileiro aos laticínios açorianos. O embargo aos produtos de pescado foi levantado o ano passado.

Segundo o deputado, na origem do problema está a visita a Portugal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura brasileiro, em março de 2015, em que a missão não esteve fisicamente nos estabelecimentos açorianos.

Na altura, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade nacional que tem a supervisão sobre aqueles estabelecimentos em Portugal, não colocou os Açores na lista de visitas a realizar.

Os estabelecimentos de leite e derivados estão impedidos de qualquer exportação para o Brasil, até serem avaliados pelo Ministério de Agricultura do Brasil em missão futura.

Para ultrapassar esse impasse, Governo dos Açores, deputados socialistas à Assembleia da República e o eurodeputado Serrão Santos têm solicitado, com a maior brevidade possível, uma missão do DIPOA aos Açores, já que os requisitos técnicos se encontram cumpridos.

Segundo informou o gabinete do deputado Serrão Santos, o ministro brasileiro fez uma referência ao Estado de Santa Catarina e à comunidade açoriana ali residente, deu a saber que os laticínios são uma matéria sensível na agenda das trocas comerciais no âmbito do MERCOSUL, mas que daria seguimento ao assunto.

Durante a tarde de terça-feira a delegação da COMAGRI reuniu ainda com o DIPOA, onde o assunto voltou a ser abordado com o diretor da agência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: