“Estratégia de Lisboa” tenta regressar à UE

Lisboa (Lusa)- O presidente da Comissão Européia, Durão Barroso e o primeiro-ministro, José Sócrates, abrem sexta- feira, 6 de outubro, no Centro Cultural de Belém, um seminário internacional sobre a “Estratégia de Lisboa”, iniciativa promovida em conjunto por Bruxelas e pelo executivo português.

Manuel de Almeida/Lusa

O Presidente da União Europeia Jose Manuel Durao Barroso e o Jose Socrates conversam antes da abertura da Estratégia de Lisboa.

 

Além do seminário, realizar-se-á também uma reunião dos coordenadores da Estratégia de Lisboa dos 25 Estados-membros da União Européia (UE), que decorrerá pela primeira vez fora de Bruxelas.  

“Trata-se de fazer regressar a Estratégia de Lisboa ao local onde ela nasceu, em 2000, durante a presidência portuguesa da União Européia”, disse à agência Lusa uma fonte do executivo português.  

Tendo como tema a questão da “Excelência e parcerias para uma Europa inovadora”, o seminário procederá à apresentação de oito exemplos de boas práticas em curso em países da UE. “Duas dessas oito boas práticas dizem diretamente respeito a Portugal: a reforma para a criação de empresas na hora e o Instituto de Investigação e Desenvolvimento (este em parceria com Espanha)”, adiantou o coordenador nacional para a Estratégia de Lisboa”, Carlos Zorrinho. 

Além das intervenções de Barroso e Sócrates, discursa também na abertura, em representação da presidência da União Européia, o ministro do Comércio e da Indústria da Finlândia, Mauri Pekkarinen.  

O seminário incluirá também dois painéis, o primeiro sobre as parcerias para o conhecimento, que será moderado pelo comissário europeu Gunter Verheugen e pelo ex-primeiro-ministro e atual presidente do Fundo de Inovação Finlandês (SITRA) Esko Aho, em que o ministro da Economia e da Inovação de Portugal, Manuel Pinho, apresentará a iniciativa empresa na hora como exemplo de criação de “um bom ambiente para os negócios”. 

O segundo painel será dedicado ao tema da cooperação internacional entre universidades, debate que será moderado pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e do Comércio e Indústria da Finlândia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: