Entrevista entre candidatos à Presidência

 

O Jornal Mundo Lusíada entrou em contato com três candidatos à presidência do Brasil, melhor colocados nas pesquisas de opinião pública, divulgadas até ontem.

 

O candidato Lula da Silva (PT) e Heloísa Helena (PSOL) não responderam até o prazo determinado pelo Jornal Mundo Lusíada. Confira abaixo a entrevista sobre candidatos, com as colocações do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.

 

 

 

Mundo Lusíada – A recente visita do Primeiro-Ministro de Portugal ao Brasil, José Sócrates, tem resultado em acordos político – econômicos no âmbito da exportação/investimento português no Brasil e vice-versa. As ações bilaterais ainda discutem a inserção do Brasil no continente Europeu aproveitando a relação com Portugal como "porta de entrada" no continente. Quais planejamentos, para os próximos anos, neste âmbito de cooperação bilateral com Portugal?

GERALDO ALCKMIN

Estive recentemente em Portugal e conversei com o Primeiro Ministro Jose Sócrates sobre a cooperação entre os dois paises. Em meu governo, as relações com a União Européia e, em especial com Portugal, merecerão grande prioridade. A expansão do comercio e a maior presença das empresas portuguesas com investimentos produtivos no Brasil serão objetivos que trabalharei para alcançar. No tocante a promoção comercial, vamos explorar as possibilidades para aproveitar a relação com Portugal como porta de entrada no continente europeu.

LULA DA SILVA
HELOÍSA HELENA
 

Mundo Lusíada – Análise do candidato sobre projetos assinados em cooperação bilateral (como no setor de tecnologia, saúde, programas sociais, intercâmbio educacional) entre os países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

GERALDO ALCKMIN

A CPLP continuará a ter toda a atenção de meu governo. O Brasil ampliará sua cooperação e apoio técnico aos paises membros da Comunidade no contexto dos acordos já firmados. Pretendo também estimular o setor privado a participar ativamente do Conselho Empresarial da CPLP com o objetivo de desenvolver projetos de infra-estrutura de interesse dos países membros, com empresas portuguesas e brasileiras.

LULA DA SILVA
HELOÍSA HELENA
 

Mundo Lusíada – O que analisa o candidato a respeito da atual situação dos imigrantes ilegais em Portugal, comparando ainda a atual e a política de imigração do seu plano de governo para os próximos anos, desde a vinda, vistos e permanência no país.

GERALDO ALCKMIN

A questão imigratória é uma preocupação séria em todos os países. Brasil e Portugal têm laços especiais e essa questão tem de ser tratada no contexto dos acordos em vigor entre os dois países. É grande o número de portugueses no Brasil e de brasileiros em Portugal. É minha intenção dar maior atenção e cuidado aos brasileiros no exterior. Nesse sentido, os brasileiros em Portugal merecerão especial acompanhamento por parte do Ministério do Exterior com vista a auxiliá-los e a minimizar as dificuldades existentes.

LULA DA SILVA
HELOÍSA HELENA
 

Mundo Lusíada – Os projetos para criação de unidades educacionais e instituições de ensino, voltados tanto à população que procura um ensino superior de qualidade e ainda acessível, tanto às crianças que precisam de uma formação educacional sólida durante o ensino primário e secundário.

GERALDO ALCKMIN

A educação terá prioridade absoluta em meu governo. A melhoria da qualidade do ensino no Brasil vai começar por maiores investimentos na capacitação e motivação do professor. Depois, pela permanência maior do aluno na escola. A nossa meta é priorizar o ensino fundamental. Hoje o acesso ao ensino fundamental é universal, mas faltam vagas no ensino médio. Cerca de metade dos jovens de 15 a 17 anos que deveriam cursar o ensino médio ainda está retida no ensino básico. Mas não basta promover o acesso a escola. É preciso melhorar a qualidade. Vamos implantar o regime de nove anos para crianças a partir dos 6 anos e universalizar, com apoio de estados e municípios, a jornada escolar de quatro horas até 2008, e de cinco horas, até 2010. Também vamos investir muito no ensino técnico e tecnológico, que é essencial para o jovem obter trabalho e renda.

LULA DA SILVA
HELOÍSA HELENA
 

Mundo Lusíada – O que o Brasil ganha elegendo o candidato?

GERALDO ALCKMIN

O Brasil ganhará em seriedade, em honestidade e em gestão competente de governo para voltar a crescer a taxas compatíveis com a potencialidade da economia brasileira. Em meu governo vamos restabelecer a prioridade da União Européia no contexto de nossa política externa e comercial.

LULA DA SILVA
HELOÍSA HELENA
     

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: