Embaixada cria programação de eventos na Presidência Portuguesa da UE

A programação é extensa e pretende abordar diversos tópicos existentes entre Brasil e Europa. Em São Paulo, está previsto um seminário internacional em colaboração com o Memorial da América Latina, discutindo sobre a "Europa-América Latina, Percepções e expectivas mútuas". E o seminário "O Brasil e a Europa – Comércio e Investimento", acontece em colaboração com a Câmara de Comércio Portuguesa – São Paulo.

Na capital do país, já em 30 de junho, quando da transição das presidências do bloco, acontece no Teatro Nacional de Brasília o espetáculo "Transparente", da fadista portuguesa Mariza e colaboração especial de Jacques Moralenbaum; apoio da Caixa Geral de Depósitos. Em 1 de julho, primeiro dia da presidência portuguesa, o Cine Brasília recebe a entrega dos Prêmios Europeus de Jornalismo, numa organização conjunta com a Delegação da Comissão Européia no Brasil.

Segundo a Embaixada, acontece ainda um debate sobre o filme português " A Costa dos Murmúrios", com a presença da realizadora Margarida Cardoso e da escritora Lidia Jorge, autora do romance. No quadro da Mostra de Cinema Europeu, será exibido o filme, após o que será lançada a edição brasileira do romance, da editora Record, com sessão de autógrafos pela escritora.

Em 3 de julho, um Concerto de abertura formal da Presidência Portuguesa, tocado pela Orquestra Sinfônica, terá lugar no Teatro Nacional de Brasília com participação do conhecido violinista Cláudio Cruz. O evento deverá abrir com o Hino da Europa, e terá a direção do Maestro titular da orquestra Ira Levin. Em primeira audição no Brasil, será apresentado o "Staccato Brilliante" do compositor português Joly Braga Santos, para além de uma panorâmica de música européia de diversas origens. O evento tem apoio da Energias do Brasil.

Também integra a programação da Embaixada uma Prova de Vinhos portugueses, em 4 de julho, na própria Embaixada de Portugal, com a colaboração do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. E em 5 de julho, terá lugar o primeiro "Café Europa", em colaboração com a Universidade Católica de Brasília. Este será o primeiro porque a intenção é promover diversos outros em 2007.

Até o final do primeiro ano de presidência portuguesa da UE, deve acontecer tertúlias semanalmente em torno de um tópico cultural. Cada uma das Embaixadas da UE escolherá figuras representativas da cultura dos seus países e organizará tertúlias temáticas, sob o título comum "Café Europa". No caso de Portugal, será feito um tributo especial a Miguel Torga, por ocasião do centenário do seu nascimento, estando prevista a organização de mais três eventos sobre figuras da cultura portuguesa, até o final do semestre.

Fora de Brasília, em Salvador e Rio de Janeiro, serão apresentados filmes portugueses durante os meses de julho e agosto. E o navio-escola Sagres visitará os portos de Recife, Santos e Rio de Janeiro, entre julho e setembro, organizando-se nele eventos e visitas.

Além disso, a Embaixada promoverá debates sobre temáticas européias em dez universidades brasileiras, abordando a agenda externa e interna da UE, com a presença de especialistas brasileiros e europeus; o sarau "Poesia da Europa", trazendo autores dos 27 Estados da UE; uma edição da antologia "A Europa na Poesia Portuguesa"; um colóquio sobre "A Europa na imprensa brasileira", com jornalistas e especialistas em questões de comunicação social.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: