Em visita aos Açores, presidente valoriza situação “muito rara” de zero casos de Covid-19

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, valorizou neste domingo o “momento feliz” que os Açores vivem no combate à pandemia de covid-19, não apresentando nenhum caso ativo, “uma situação muito rara na Europa e no mundo”.

“Pude acompanhar o percurso dos açorianos. Até este momento, que é um momento feliz para todos, por não haver nenhum caso ativo, uma situação muito rara na Europa e no mundo”, destacou o chefe de Estado, falando no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.

Este concelho, com 12 dos 16 mortos registados na região por covid-19, foi homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa, que prometeu já aos locais regressar em agosto, embora “como cidadão” e não como Presidente.

“Sabemos que vírus não desaparece. Sabendo nós que pode haver caso aqui caso acolá, isso não impede que sejam dados passos, desde que sejam sensatos e cautelosos, de abertura, tanto na economia, como na sociedade”, prosseguiu, antes de elogiar as mais-valias dos Açores como ponto turístico para o verão deste ano.

Exemplo para o país

Marcelo Rebelo de Sousa disse que os profissionais de saúde do Nordeste são um “exemplo a nível nacional”.

“Queria agradecer-vos a todos e a todos. É um exemplo a nível nacional. Um exemplo para todos nós, para todos os portugueses”, declarou o chefe de Estado em visita ao Centro de Saúde do Nordeste, onde foi recebido pelos profissionais de saúde da instituição.

“Houve, obviamente, outras situações críticas, como sabem em território nacional, mas esta foi uma que foi acompanhada com particular emoção e solidariedade”, afirmou, referindo-se à situação do Nordeste.

Marcelo Rebelo de Sousa disse também ser “possível” manter as eleições regionais dos Açores para o final deste ano, referindo que irá ouvir os partidos “entre o final deste mês e do mês que vem” sobre a data para o ato eleitoral.

“Vou ouvir as posições dos partidos sobre a fixação concreta das datas das eleições, mas a expectativa, estando a situação como está hoje e como se pensa que irá estar nos próximos meses, é que é possível” manter as eleições, destacou.

A visita do PR foi anunciada na passada sexta-feira, dia em que os Açores ficaram sem casos ativos de Covid-19, após a recuperação do último infetado.

No total, foram detectados na região um total de 146 casos de infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se 130 recuperados e 16 óbitos.

Dos 146 casos, 108 foram registrados São Miguel, 11 na Terceira, cinco na Graciosa, sete em São Jorge, dez no Pico e cinco no Faial. As ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria mantiveram-se imunes ao novo coronavírus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: