Em Lisboa, ministro brasileiro busca mais parceria para projetos de ciência e tecnologia

Mundo Lusíada

Durante a visita a Portugal do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, astronauta Marcos Pontes, as áreas de nanotecnologia, novos materiais, tecnologias quânticas e física nuclear foram o objetivo da passagem pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), nesta quarta-feira (2).

O ministro do MCTI conheceu o Centro de Investigação em Materiais e os laboratórios da UNL e afirmou que está em busca de projetos para cooperação científica no país luso. “Assinei memorandos de entendimento aqui em Portugal. Buscamos detalhamentos de projetos para que a gente já possa disparar nessa área de promoção da ciência no Brasil em parceria com Portugal”, disse.

Durante a visita, Marcos Pontes realizou uma apresentação sobre os temas de interesse brasileiro para futuras parcerias em ciência, tecnologia e inovação. Projetos de cooperação nas áreas de nanociência e tecnologias quânticas também foram apresentados para a reitoria da Universidade Nova.

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) é uma universidade pública criada em 11 de agosto de 1973, a 15.ª melhor da Europa e está entre as 50 melhores do mundo com menos de 50 anos de acordo com o ranking QS Top 50 under 50, que avalia critérios como a reputação e a internacionalização. A Nova está ainda no top 10 das jovens universidades europeias.

Ainda nesta quarta-feira, Marcos Pontes se reúne com o diretor geral do Web Summit, Artur Pereira. O ministro finaliza a agenda oficial em Portugal com uma visita ao Pavilhão do Conhecimento no Centro Ciência Viva.

Comunicações

O intercâmbio de experiências e formação de parcerias foi explorado ainda pelo secretário executivo do Ministério das Comunicações (MCom), Vitor Menezes, e pelo secretário de Estado para a Transição Digital de Portugal, André Aragão. Ambos realizaram um encontro, neste dia 1, para apresentação de projetos e iniciativas em desenvolvimento no Brasil e em Portugal.

O secretário executivo do MCom apontou que o Brasil desenvolve a Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital), política pública que prevê 100 ações coordenadas. Menezes destacou avanços na transformação digital, com a digitalização de processos e a capacitação para o ambiente tecnológico no âmbito do governo. “Boa parte das ações de governo digital já foram adotadas. Hoje nós estamos em um movimento de transformar os serviços públicos em serviços digitais”, afirmou.

Segundo ele, MCom executa programas voltados para a ampliação do acesso à internet no Brasil, em regiões com pouca ou nenhuma conexão. Ele deu ênfase ao leilão do 5G, que acontecerá em breve e prevê contrapartidas para aumentar a conectividade. “Vamos utilizar boa parte do valor do leilão do 5G para compromissos de cobertura. Nós vamos colocar 4G e fibra ótica onde não tem, em localidades que são distritos de municípios e também em estradas e rodovias federais”, afirmou.

A atração de investimentos e de empresas digitais, como datas centers, foi outro tema debatido na reunião entre os secretários. Brasil e Portugal trocaram informações sobre as estratégias utilizadas e soluções que podem ser adotadas a fim de tornar os países mais atrativos aos negócios digitais. O secretário português adiantou que enxerga potencial no intercâmbio de informações entre Brasil e Portugal.

Além disso, Menezes ressaltou que os países têm assuntos em comum que podem ser tratados em uma parceria futura, como questões relacionadas à cibersegurança. A área de pesquisa e desenvolvimento é promissora, com foco no desenvolvimento da tecnologia 6G e Open Ran.

No dia 31, Menezes, apresentou detalhes sobre os programas executados pela Pasta ao presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, João Cadete.

O secretário executivo do MCom conheceu o serviço postal universal de Portugal e comentou sobre os avanços no Brasil no setor. Menezes destacou o momento de transição e a realização de estudos para a desestatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. “Estamos estudando e alinhando para que o processo ocorra da melhor maneira, de uma forma que possamos valorizar o serviço e os funcionários”, pontuou. Atualmente, os Correios contam com mais de 90 mil funcionários.

O presidente da Anacom relatou que até 31 de dezembro de 2020 os Correios de Portugal (CTT) foi a entidade prestadora do serviço postal universal em território nacional. Desde então, de acordo com a Lei Postal, a prestação do serviço passou a ser feita também por outras empresas. Todavia, João Cadete ressaltou a compromisso em “garantir o serviço postal em todo o território”.

Cabo submarino

O ministro Marcos Pontes e o secretário Menezes estiveram no evento Leading The Digital Decade, realizado na cidade portuguesa de Sines. O cabo submarino que liga Fortaleza, no Ceará, à cidade de Sines, foi oficialmente ativado nesta terça-feira (1/6), durante o encontro focado em debates sobre o futuro digital da Europa. Conduzido pela EllaLink – com apoio do governo brasileiro – o projeto conta com infraestrutura de 6,2 mil quilômetros de fibra ótica.

O cabo permite o tráfego de dados – ou a troca de informações por meio da internet – a uma velocidade de 100 terabits por segundo (Tbps), com tempo de resposta na transmissão de 60 milissegundos. Essa viagem de ida e volta é dezenas de vezes mais veloz do que um piscar de olhos. A capacidade da nova tecnologia de conexão é nada menos que 7 mil vezes maior que a atual.

“O Brasil é um dos grandes hubs da América Latina de cabo submarinos e o EllaLink é o primeiro cabo de dados que liga o Brasil diretamente à Europa”, pontua o secretário brasileiro. Menezes ainda ressalta que a nova rede de fibra ótica irá impulsionar o setor de telecomunicações, especialmente diante da chegada da tecnologia de quinta geração. “Com o 5G, nós vamos ter muito mais necessidade de dados e ter um cabo que liga diretamente o Brasil à Europa será essencial para nós no futuro”.

Após ser “iluminado”, termo usado em referência à ativação do cabo, a conexão será expandida para estações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segue também para mais três países da América do Sul: a Guiana Francesa, a Argentina e o Chile. Na outra ponta, o cabo irá interligar Lisboa e Madri, na Espanha, além da cidade de Marselha, na França. Ainda há previsão de extensão da conexão para o continente africano.

O primeiro-ministro português, António Costa (D), o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Macos Pontes (E) e o CEO da Ellalink, Philippe Dumont, pressionam simbolicamente o botão que inaugura o cabo “EllaLink”, que liga Sines a Fortaleza, no Brasil, com uma extensão de seis mil quilómetros. A tecnologia de ponta utilizada no sistema EllaLink garante acesso de elevada qualidade a serviços de telecomunicações e aplicações, através de uma conexão direta, de alta velocidade e com muito baixa latência. Sines, 01 de junho de 2021. NUNO VEIGA/LUSA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: