Em Lisboa, José Serra diz que combate à violência é prioridade

Após uma reunião no Palácio de Belém com o presidente português Aníbal Cavaco Silva, o Governador de São Paulo, José Serra, afirmou que o combate à violência é uma das prioridades na sua gestão. Segundo ele, ações unificadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão combatendo a violência de forma sustentável.

Presidência da República

Em entrevista à Agencia Lusa na segunda-feira, 19 de fevereiro, o governador sustentou que o combate à violência tem acontecido de forma integrada e sustentável. "Nós reforçamos nosso trabalho, integrando o Sudeste nas questões da segurança, e estamos dando grandes passos no sentido de uma maior integração" acrescentou.

"A questão da violência é um problema no Brasil, como é em vários países do mundo. Mas temos verificado um declínio, embora seja um problema que esteja na ordem do dia. No Estado de São Paulo tem havido uma melhora substancial, até pela queda na taxa de homicídios", destacou.

Para o governador, a Polícia Federal também tem agido em concordância com a política dos governos estaduais. "Na área federal, a Polícia tem agido bem, especialmente em relação aos crimes financeiros e até em ações conjuntas com as autoridades regionais, como recentemente fizemos no campo tributário" afirmou Serra. "Eu acredito que o Brasil, na área do combate à violência, está dando passos muito concretos. Está avançando bastante".

Questionado sobre a possibilidade de novas ondas de violência em São Paulo, o que também preocupou o Rio de Janeiro, Serra descartou a hipótese. "São questões diferentes. O que houve em São Paulo estava relacionado com o crime organizado, dentro das prisões. É que 56% da população carcerária brasileira está em São Paulo, onde vive cerca de 26% da população total do Brasil", respondeu.

José Serra permaneceu por três dias em Portugal e foi recebido pelo presidente Cavaco Silva, e ainda pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, no Palácio de São Bento, sede do Parlamento de Portugal. Entre os vários compromissos em Lisboa, Serra pode conhecer a experiência portuguesa de criação de um parque tecnológico em Oeiras, nos arredores de Lisboa. O governador de SP retornou ao Brasil na quarta-feira, dia 21.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: