Eleições: PSD espera um novo rumo para o Brasil independente do vencedor

Mundo Lusíada
Com Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou o desejo de que o Brasil encontre um “novo rumo”, “independentemente” do resultado eleitoral de hoje em que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam a presidência do país.

“Espero que independentemente do resultado eleitoral o Brasil consiga encontrar um novo rumo”, disse Rui Rio aos jornalistas, falando à margem do XXIII congresso do PSD/Açores, que entre sexta-feira e hoje decorreu em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

O social-democrata define como “gravíssima” a situação no “país-irmão” de Portugal, dizendo que os problemas resultaram “acima de tudo de erros cometidos” pelo próprio país, “neste caso até pelas forças democráticas do Brasil, particularmente o PT”.

“Para Portugal era muito importante que o Brasil encontrasse um rumo”, admitiu ainda o líder do PSD.

Mlhões de eleitores são chamados às urnas para decidir quem será o próximo Presidente da República brasileira, numa disputa entre a extrema-direita, com Jair Bolsonaro, e a esquerda, com Fernando Haddad.

A par da corrida presidencial, os milhares de eleitores brasileiros vão também escolher 14 governadores.

Divididos entre bolsonaristas e petistas, os brasileiros vão às urnas neste domingo para escolher o presidente da República que assumirá o comando da nação a partir de 1º de janeiro de 2019. Estão aptos a votar 147.306.275 eleitores residentes no país e no exterior. Desse total, 77.339.897 são mulheres (52,5%) e 69.902.977 são homens (47,45%).

A realização do segundo turno de votação mobiliza cerca de 2 milhões de pessoas. Esse contingente inclui 15,4 mil servidores da Justiça Eleitoral, 2.645 juízes eleitorais, 378 desembargadores (incluindo os substitutos) e de 14 ministros do TSE (incluindo os substitutos). Estarão à disposição da Justiça Eleitoral, no Brasil e no exterior, 1.817.996 mesários.

Segundo o TSE, 73.692.125 eleitores votam com biometria, nos 4.326 municípios equipados com o sistema. Em nove estados – Amapá, Alagoas, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins – e no Distrito Federal, todos os eleitores votam com identificação por impressão digital. A meta do TSE é identificar todo o eleitorado brasileiro pela biometria até 2022.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: