Eleições primárias no PS acontecem no domingo

Mundo Lusíada
Com Lusa

logo_bandeira-PortugalAs eleições primárias no PS acontecem no domingo e destinam-se a escolher o candidato do partido a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas. Os dois candidatos às primárias de domingo do PS, António José Seguro e António Costa, encerraram em 26 de setembro a campanha interna com iniciativas no distrito do Porto.

Nestas eleições, poderão votar os cerca de 90 mil militantes do PS (quer tenham ou não as quotas em dia) e os simpatizantes que se tenham registrado para o efeito até dia 12 de setembro, cerca de 150 mil.

No total, de acordo com a Comissão Eleitoral, presidida pelo socialista Jorge Coelho, o universo eleitoral atingirá mais de 240 mil cidadãos. As votações decorrerão nas estruturas locais do PS, sendo que os inscritos podem descobrir na página Internet das primárias (www.psprimarias2014.pt) qual o seu local de voto.

O candidato e atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, foi o primeiro a encerrar a campanha, com um comício ao final da tarde no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

Já o candidato e atual secretário-geral do PS, António José Seguro, terminou a campanha interna com um jantar no Pavilhão de Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia.

Debate
O debate do dia 23 na RTP entre os candidatos foi seguido por quase um milhão de pessoas. O debate especial foi seguido por 985.600 espetadores e teve um ‘share’ de 20,5%.

A questão da mistura entre política e negócios surgiu na parte final do debate entre o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, na RTP – o último dos três confrontos televisivos travados no âmbito das eleições primárias socialistas, marcadas para domingo e que escolherão o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

O moderador do debate, o jornalista João Adelino Faria, pediu a António José Seguro para esclarecer as suas referências ao setor invisível da sociedade portuguesa dos interesses, que está nos partidos do poder e que no caso do PS estará de forma geral a apoiar a candidatura do presidente da Câmara de Lisboa.

Entre outras questões estiveram ainda em cima da mesa, ao longo de cerca de 40 minutos de debate cerrado na RTP, a responsabilidade pela atual crise interna do PS, a revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República e a reforma administrativa das freguesias.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: