Eleições: Porto muda local de votação para o eleitor brasileiro

Mundo Lusíada
Com Lusa

Os eleitores brasileiros residentes na área consular do Porto votam, no segundo turno das eleições presidenciais do Brasil, nas instalações do consulado brasileiro e não num hotel, como no primeiro turno.

O consulado do Brasil no Porto fica na Avenida de França, número 20, 1º andar. O local para votarem na primeira volta, que decorreu dia 07 de outubro, era o Hotel HF Ipanema Porto, onde foram instaladas 19 seções de voto.

O número de seções de voto mantém-se o mesmo, mas “por questões logísticas e administrativas”, foi tomada a decisão de mudar de local, adiantou a vice-cônsul, Lígia Verde.

Questionada sobre se a decisão de mudança do local de votação teve a ver com as filas de eleitores, com tempos de espera para votação em determinados períodos do dia que chegaram às duas horas, e alguns protestos no primeiro turno, a vice-cônsul negou.

A diplomata recorda que “é fundamental que o cidadão saiba o número atualizado da sua secção antes de sair para votar, para evitar a formação de filas enormes”, uma informação que pode ser “facilmente obtida no ‘site’ do Tribunal Superior Eleitoral – Campo Serviços – Pesquisa ‘Local de Votação'”.

Cerca de 40 mil brasileiros (39.118) residentes em Portugal podem votar na segunda volta das eleições presidenciais do próximo domingo, segundo dados do consulado do Brasil na capital portuguesa.

No total, são quase mais 10 mil recenseados do que em 2014. As urnas em todos os locais de voto em Portugal abrem às 08:00 e encerram às 17:00.

Dos 40 mil brasileiros que podem votar em Portugal, mais de metade (21.195) vota em Lisboa. Na Faculdade de Direito de Lisboa, na Alameda Universitária, único local de votação nesta área consular, vão estar disponíveis 27 secções eleitorais, como no primeiro turno.

Em 2014, na jurisdição eleitoral do consulado-geral em Lisboa, estavam recenseados 17.286 eleitores.

No Porto, o número de eleitores registrados também aumentou de 12.374, em 2014, para cerca de 15.000 aptos a votar nas presidenciais do próximo domingo.

Já em Faro, o número de eleitores brasileiros que está sob a jurisdição eleitoral do consulado-geral do Brasil naquela cidade mais do que duplicou dos 1.250 registados em 2014 para 3.623 recenseados para estas eleições.

Para estes últimos, o local de votação é nas instalações do próprio consulado brasileiro em Faro, na Rua da Misericórdia, 60, onde estarão instaladas as cinco secções de voto, tal como na primeira volta, a 7 de outubro.

Em 2017, segundo o relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), residiam em Portugal 85.426 brasileiros, sendo a comunidade de imigrantes com maior expressão no país.

No próximo dia 28 de outubro, um total de 147,3 milhões de brasileiros são chamados a votar para as eleições gerais no país.

Fernando Haddad, do PT, e Jair Bolsonaro, que encabeça o Partido Social Liberal (PSL) são os dois candidatos em jogo. No primeiro turno das eleições, o candidato Bolsonaro esteve à frente dos votos dos brasileiros também no exterior.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: