Eleições: Número de urnas trocadas sobe para 3.841, segundo TSE

Da Redação
Com EBC

O número de urnas que precisaram ser trocadas pelo Brasil neste segundo turno das eleições subiu para 3.841, segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 16h40. Os equipamentos que apresentaram defeito foram substituídos.

A quantidade de urnas trocadas supera a do primeiro turno, quando 2,4 mil equipamentos foram substituídos.

Segundo o tribunal, o número representa 0,74% do total das 454,4 mil urnas utilizadas no pleito do segundo turno deste ano. Em três localidades – Cordislândia (MG), Apuí (AM) e Saubara (BA) – a votação está sendo feita de forma manual.

O TSE também registrou 132 prisões de pessoas que praticaram irregularidades neste domingo, como, por exemplo, propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição.

Neste segundo turno, os eleitores vão às urnas para escolher o futuro presidente da República e os governadores e vices de 13 estados e do Distrito Federal. Nos demais 13 estados, as eleições para o governo estadual foram definidas no primeiro turno, e os eleitores vão votar somente para presidente.

Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram São Paulo (731), Rio de Janeiro (490), Minas Gerais (448), Paraná (404), Rio Grande do Sul (310), Ceará (206), Bahia (160), Goiás (147), Pernambuco (111) e Sergipe (100).

O maior número de prisões foi registrado no Ceará (39). No total, 299 ocorrências foram registradas na manhã de votação em todo o país.

O Presidente Michel Temer pretende fazer uma declaração ao país após a divulgação do resultado da eleições presidenciais.

Às dez horas deste domingo (horário de Brasília), quando as seções eleitorais no país já se encontravam abertas para votação há duas horas, os eleitores brasileiros de 18 países já haviam terminado de votar para eleger o presidente da República no segundo turno do pleito. Isso ocorre justamente devido à diferença de fuso horário entre os países e o Brasil.

Wellington, capital da Nova Zelândia, foi a primeira cidade a encerrar a votação, às 2h deste domingo. Além da Nova Zelândia, a eleição também já terminou na Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul , Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Omã, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnam.

A partir das 12h, os últimos eleitores brasileiros no exterior que começaram a votar são os que residem em San Francisco, Los Angeles (EUA) e em Vancouver (Canadá). Na cidade canadense, a votação será encerrada às 20h do horário de Brasília. Nas duas cidades americanas, as eleições vão até as 21h do horário de Brasília.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: