Eleição presidencial vai para 2º turno

Eleição presidencial vai para 2º turno Mundo Lusíada 

Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) disputam o segundo turno das eleições para presidente do Brasil. A apuração deste primeiro turno, divulgada ao longo deste dia de votação, domingo 01 de outubro, terminou em 48,61% para Lula, e 41,64% para Alckmin, dos votos válidos. Os dados, que estavam acirrados durante toda apuração, foram confirmados à 0h00 deste domingo. 

O candidato à reeleição, que esperava ganhar logo no primeiro turno, precisava de 50% dos votos válidos mais um para comemorar a vitória. Os votos em branco chegam a 2,73% (mais de 2,8 milhões), e os votos nulos acabaram em 5,68% (quase 6 milhões).

Fabio Pozzebom/ABr

Brasília – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, faz um balanço do resultado parcial das eleições, onde anunciou o segundo turno da eleição presidencial. 

 

O PT foi maioria nas eleições para governador. Petistas lideram em 16 estados, enquanto os tucanos ganharam em dez e no Distrito Federal. A candidata do PSOL, Heloísa Helena, acabou em terceiro lugar com 6,85% dos votos, cerca de 6,5 milhões. Cristóvam Buarque, do PDT, reuniu 2,64% dos votos, cerca de 2,5 milhões. 

A eleição para presidente da república será definida no próximo dia 29, quando se enfrentam o tucano que teve superioridade de votos no sul, sudeste, e centro-oeste; e o petista que obteve superioridade de votos no norte e nordeste do país. Sanguessugas

Por conta das denúncias de corrupção e desvio de dinheiro, grande parte dos acusados na máfia dos sanguessugas foram rejeitados pelo eleitorado nas urnas. Cerca de 85% dos acusados de corrupção foram rejeitados nas urnas . 

Ainda, para o PT tornou-se muito negativo a polêmica do dossiê e a divulgação das fotografias com o dinheiro apreendido dos petistas, na visão do ministro da Fazenda, Guido Mantega. O dinheiro garantiria a compra de um dossiê, à pedido do PT, que comprovaria a ligação de políticos do PSDB na máfia das ambulâncias.  

Além deste, outro fator decisivo para o resultado das eleições foi a ausência de Lula no último debate entre os candidatos à presidência, para o vice-presidente José Alencar. "Eu queria que ele tivesse participado, mas fui voto vencido. O presidente Lula é bom de debate, tem experiência e poderia ganhar dos seus adversários com facilidade" afirmou. 

 

>> Leia mais

» PSOL não apóia ninguém e vai no nulo

» Candidato à reeleição estará presente a todos os debates

» Eleição/Entrevista entre candidatos à Presidência

» Debate deixa em haver explicações de Lula ao povo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: