Durão Barroso participa de webinar da Fundação FHC

Da Redação

A Fundação FHC promove neste dia 28 de maio um webinar com a participação do português José Manuel Durão Barroso.

“Com a sobrevivência do seu projeto político em jogo, a União Europeia vive seu momento da verdade, nas palavras do presidente francês, Emmanuel Macron. Sairá fortalecida ou alquebrada da crise resultante da pandemia do Covid-19?” questiona a organização.

A questão diz respeito à América Latina, em particular à América do Sul, e ainda mais especialmente aos países do Mercosul, entre eles o Brasil, com o qual a União Europeia firmou um acordo pendente de ratificação.

O reerguimento da região, também duramente atingida pela pandemia, será beneficiado se o projeto europeu se reforçar e a cooperação multilateral prevalecer sobre a imposição e o unilateralismo no mundo pós-pandemia.

Segundo a Fundação, os interesses mútuos da União Europeia e da América do Sul, em especial o Brasil, será o fio-condutor do diálogo entre dois “estadistas de nosso tempo”.

Durão Barroso é político e professor português, atualmente preside o Goldman Sachs International. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz (2012) em nome da União Europeia, foi primeiro-ministro de Portugal de 2002 a 2004 e presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia, sediado em Bruxelas) de 2004 a 2014.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é sociólogo, professor e pesquisador, foi presidente da República Federativa do Brasil de 1995 a 2003. Ex-senador e ex-ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, atualmente preside a Fundação FHC.

O seminário será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom Webinar. Informações no e-mail: [email protected].

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: