Divulgadas datas para as próximas Presenças Consulares no estado de SP

Da Redação

Inaugurado em 2012, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo continua com o projeto Presenças Consulares divulgando as próximas datas para o segundo semestre do ano.

O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, sede do Consulado, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem para serviços consulares.

A Presença Consular, uma espécie de Consulado móvel, pode efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Um computador especialmente preparado para tal, intitulado “Pepmóvel”, permite captar imagem, assinatura e impressão digital na hora.

Para o Consulado de Portugal, o projeto serve também como um meio de aproximação dos portugueses e luso-brasileiros da região.

Os atendimentos normalmente são realizados nos consulados honorários, nas associações portuguesas, nas beneficências portuguesas ou nas associações comerciais, dependendo da cidade, e é sempre feito sob agendamento prévio através do site.

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, as Presenças Consulares já passaram por outras cidades de São Paulo: Santos, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Araraquara, Campinas e Campo Grande.

O serviço tem um custo maior do que efetuado nas instalações do consulado, em média 15% mais alto. Os atendimentos são feitos das 09h00 às 17h00, sendo atendidos prioritariamente os que tiverem agendado.

Em Campinas o Consulado vem fazendo uma presença consular mensal, normalmente na segunda terça feira de cada mês.

Confira as datas para o 2º SEMESTRE DE 2018: São José do Rio Preto – 03 de Julho; Ribeirão Preto – 04 de Julho; Araraquara – 05 de Julho; Campinas – 10 de Julho; Campinas – 28 de Agosto; São Carlos – 29 de Agosto; Campinas – 18 de Setembro; Campinas – 02 de Outubro; São José dos Campos – 09 de Outubro; São José do Rio Preto – 16 de Outubro; Ribeirão Preto – 17 de Outubro; Araraquara – 18 de Outubro ; Campinas – 06 de Novembro; Presidente Prudente – 04 de Dezembro; Marília – 05 e 06 de Dezembro; Campo Grande – 11 e 12 de Dezembro; Campinas – 18 de Dezembro.

As Presenças consulares normalmente são realizadas nos endereços abaixo. Mais informações em http://consuladoportugalsp.org.br.

Associação Comercial e Industrial de Araraquara
R.São Bento, 825

Beneficência Portuguesa de Bauru
Rua Gustavo Maciel , 14 – 44

Casa de Portugal de Campinas
Rua Ferreira Penteado, 1349

Consulado Honorário de Campo Grande
Rua Silvina Tomé Veríssimo, 20

Casa de Portugal de Marília
Av.Ipiranga, 125

Associação Comercial de Presidente Prudente
Rua Siqueira Campos, 602 – Centro

Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto
Rua Visconde Inhaúma, 489 – Centro – 4º andar
Associação Comercial e Industrial de São Carlos
R.General Osório, 401
Casa de Portugal de S. José do Rio Preto
Rua Antonio Godoy, 5950

CIESP – S. José dos Campos
Av.Tivoli, 563 – Vila Betânia

Escritório Consular em Santos
Av. Ana Costa, 25 – 5º Andar

Associação Comercial Industrial de Taubaté
Rua Jacques Felix, 675 – Centro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: