Declarações em almoço da Câmara Portuguesa provocam mal estar

Prefeito Kassab envolvido em polêmica com a filha de JK.

Por Eulália Moreno

Para Mundo Lusíada

O que parecia ser apenas mais um evento na agenda da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – São Paulo, com a participação de vários empresários, dia 24 de março no Grand Hyatt São Paulo, transformou-se em polêmica nacional. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de saída do DEM (Democratas) para recriar o Partido Social Democrático (PSD) declarou que tinha pedido autorização da família Kubitschek para fundar uma entidade com o nome do emblemático presidente JK e registrado o domínio na Internet: www.jk.org.br

“Não é verdade, ele não falou comigo“, afirma a filha do ex-presidente “bossa-nova” em nota enviada a imprensa na tarde de sexta-feira, dia 25.

Na palestra proferida durante o almoço agendado pela Câmara Portuguesa, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, abordou o tema “Os Desafios e Oportunidades de uma das 10 maiores Metrópoles do Mundo – São Paulo”. A seguir o autarca recebeu a imprensa, abordou vários assuntos, dentre eles as razões da sua saída do DEM e anunciou a criação de uma Fundação com o nome de Juscelino Kubitschek.

“Falei com a filha do Juscelino e fizemos a reserva de domínio para uma fundação. A idéia é homenagear o Juscelino dando o nome dele à fundação”, afirmou o prefeito após almoço da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, na capital paulista. Kassab não detalhou o projeto.

Polêmica que promete esquentar

No final da tarde de sexta feira, dia 25, a filha do ex-presidente, Maria Estela Kubitschek Lopes, enviou uma nota à imprensa .“Recebi um telefonema do prefeito Gilberto Kassab no final da manhã do dia 24, quinta. Em momento algum ele me pediu qualquer permissão para utilizar o nome do meu pai para o que quer que fosse”, diz a nota.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo do Rio de Janeiro, a filha do ex-presidente, que é filiada ao Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), teria se surpreendido face o telefonema de Kassab com quem só esteve uma única vez, na época da campanha do candidato derrotado à presidência, José Serra, ano passado. Maria Estela chegou a pensar que se tratava de um convite para que ela ingressasse no novo partido.

“Fiquei surpresa com o telefonema. Conversamos cordialmente e ele apenas comentou que o seu novo partido teria como base os ideais do meu pai. Só que entre seguir os ideais de JK e usar a marca JK há uma grande diferença”.

A filha de JK disse ainda que não existe a possibilidade de entendimento com o novo partido de Kassab. Para ela, a memória do seu pai é patrimônio dos brasileiros, está associada às grandes causas nacionais e não pode ser usada para fins menores da política.

“Papai foi do PSD original e foi fiel ao partido até morrer. Nunca fez uso da legenda como trampolim. Nós, filhas de Juscelino, somos responsáveis pelo Memorial JK. Nossa família é aberta ao diálogo, mas neste caso não houve diálogo, houve usurpação de poder”, encerrou.

O Mundo Lusíada contatou por telefone a assessoria do prefeito Kassab na Prefeitura Municipal de São Paulo. Até o fecho desta edição não recebemos nenhuma resposta. No dia seguinte ao nosso contato, o prefeito Kassab fez declarações à rádio “Estadão ESPN” que foram transcritas pelo jornal O Estado de São Paulo:

“Eu já tinha conversado com a filha do Juscelino. É só em relação ao domínio que eles não tinham, fizemos a reserva. Quando for criado o partido, vai ser consultada a família para saber se gostariam que fizéssemos uma homenagem, dando à sua fundação o nome do Juscelino. Foi uma falha da família, nas últimas décadas, não ter feito (a reserva do nome). Foi sorte” comentou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: