Debate deixa em haver explicação de Lula ao povo

 

É neste domingo, 01 de outubro, a eleição brasileira 2006. Ontem, 28 de setembro, aconteceu o último grande evento das campanhas eleitorais dos candidatos para eleição à presidência do Brasil para os próximos quatro anos. 

Durante o debate promovido pela Rede Globo, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) criticaram a ausência do candidato Lula da Silva (PT), afirmando que este não teria argumentos para sua defesa diante de tantas denúncias e acusações de corrupção em seu governo envolvendo o Partido dos Trabalhadores, e assessores do atual presidente. "Ele tinha a obrigação de descer do seu trono de corrupção e covardia, e vir aqui se explicar ao eleitorado", afirmou a candidata do PSOL. 

Além de questionarem um ao outro, os candidatos presentes puderam formular as questões que fariam ao candidato Lula se estivesse presente. A primeira pergunta do debate, feita por Cristovam Buarque, foi à Lula, questionando se estaria o povo votando nele ou no seu vice, caso seja comprovada as denúncias sobre sua conduta como presidente. "O senhor é candidato sob fortes suspeitas de uso de recursos públicos no processo eleitoral. Se for eleito e comprovar-se a denúncia, renunciará ao cargo?" 

Alckmin tentou convencer o telespectador que fez melhoras no governo de São Paulo, inclusive no setor de segurança no combate à violência. Responsabilizando o governo Lula, o tucano afirmou que a ineficiência do governo federal atrasou e dificultou o investimento e práticas de ações ao setor público. 

Heloísa Helena criticou o tucano Alckmin e o candidato petista pela atual situação da má administração pública, citando ainda a falta de investimento na segurança, saúde, infra-estrutura e educação, em doze anos de mau governo, culpando oito anos de liderança do PSDB, com Fernando Henrique Cardoso na presidência, e quatro do PT com Lula. 

O candidato do PDT defendeu a “transformação do Brasil” através da educação. Cristovam Buarque acredita que em todos os setores, ciência e tecnologia, segurança pública, saúde, para haver mudança devem ser desenvolvidos paralelamente com a educação. 

Ausência

O candidato à reeleição Luis Inácio Lula da Silva esteve ausente do debate promovido nesta quinta-feira. A justificativa do atual presidente enviada por volta das 19 horas à redação da Globo foi que os candidatos opositores teriam a intenção de fazer agressões pessoais à ele. 

“É fato público e notório o grau de virulência e desespero de alguns adversários, que estão deixando em segundo plano o debate de propostas e idéias, para se dedicar, quase exclusivamente, aos ataques gratuitos e agressões pessoais” diz o comunicado. 

Durante o debate, a candidata Heloísa Helena disse que o atual presidente não sofreria agressões “de baixo calão” como divulgou, mas que deveria apenas explicar à população as denúncias de corrupção e origem de dinheiro ainda inexplicável. Lembrou ainda que foi expulsa do partido de Lula (PT) por não concordar com práticas “irresponsáveis”.  

Ausente do debate, o presidente Lula participou de comício em São Bernardo do Campo, onde chegou de helicóptero. Em seu último discurso, Lula criticou a “pequena elite preconceituosa”, que segundo ele gostaria de “trocar de povo”. “Qualquer dia, eles vão fazer um decreto anulando a parte pobre que vota” referiu.

 

Entrevista

O Jornal Mundo Lusíada entrou em contato com três candidatos à presidência do Brasil, melhor colocados nas pesquisas de opinião pública, divulgadas até ontem.

 

O candidato Lula da Silva (PT) e Heloísa Helena (PSOL) não responderam até o prazo determinado pelo Jornal Mundo Lusíada. Para ler o espaço de entrevista destinado aos candidatos, com as colocações do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, clique aqui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: