Covid-19: Trump elogiou desempenho de Portugal, diz presidente

[ Atualizada ]

Da Redação
Com Lusa

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, falou neste dia 1º ao telefone com o Presidente norte-americano, Donald Trump, que elogiou o desempenho de Portugal e ofereceu toda a ajuda no combate à pandemia de covid-19.

Segundo nota da Presidência da República, “o presidente Donald Trump ligou ao início da tarde ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido abordados, em tom muito cordial, diversos assuntos de interesse bilateral, em particular de natureza econômica e da situação internacional”.

De acordo com a mesma nota, “os dois presidentes partilharam a evolução da pandemia covid-19 e a forma como tem sido afrontada a doença e a sua propagação em cada um dos dois países” e, a este respeito, “o Presidente americano elogiou o desempenho português neste surto pandêmico e ofereceu toda a ajuda que fosse considerada útil e necessária, o que o Presidente português agradeceu”.

Marcelo Rebelo de Sousa “sublinhou a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais para enfrentar os desafios comuns, incluindo a prioridade na luta à pandemia e a importância das lições aprendidas” e “os dois presidentes desejaram os maiores êxitos dos dois povos amigos na ultrapassagem da presente situação”, lê-se no comunicado.

A nota publicada no portal da Presidência menciona ainda que nesta conversa telefônica foi “referida a participação de uma empresa portuguesa nos testes científicos nos Estados Unidos da América, para a produção de um medicamento específico”.

Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa divulgou ter recebido em audiência no Palácio de Belém o presidente executivo da Bial, António Portela, na sequência da aprovação pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano de um medicamento para a doença de Parkinson produzido por esta farmacêutica portuguesa, que deverá começar a ser comercializado nos Estados Unidos até o final deste ano.

Eleições

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ter falado com o Presidente Trump sobre uma futura visita a Portugal, mas que depende dos resultados das eleições presidenciais nos dois países.

“Como é evidente, e como eu lembrei, há eleições nos Estados Unidos e depois haverá eleições em Portugal, ambas presidenciais. Veremos quem é chefe de Estado para o ano, quem recebe quem”, declarou o Presidente, em Lisboa.

“E, em tempo oportuno, mas tempo oportuno é só depois, obviamente, das eleições presidenciais, quem quer que seja Presidente dos Estados Unidos, gostaria de haver uma visita a Portugal, que ficou adiada”, acrescentou.

O Presidente referiu, a propósito dos seus contatos internacionais, que nesta segunda-feira falou com o Presidente da Irlanda Higgins. E que “o rei de Marrocos também quer falar comigo”, adiantou.

As eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, em que Donald Trump procura a reeleição, estão previstas para novembro e a posse do novo Presidente norte-americano para 20 de janeiro de 2021.

Em Portugal, as presidenciais deverão realizar-se em janeiro e a posse do Presidente da República no dia 09 de março de 2021. Marcelo Rebelo de Sousa tem remetido para novembro o anúncio da sua decisão sobre uma eventual recandidatura.

Casos no país

Neste sábado, Portugal registra 1.023 mortos associados à covid-19, mais 16 do que na sexta-feira, e 25.190 infectados (mais 203), indica o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de sexta-feira, em que se registravam 1.007 mortos, teve aumento de óbitos de 1,6%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (25.190), os dados da Direção Geral da Saúde (DGS) revelam que há menos 161 casos do que na sexta-feira (24.987), representando uma subida de 0,8%.

A região Norte é a que registra o maior número de mortos (585), seguida da região do Centro (206) e de Lisboa e Vale do Tejo (205), Algarve (13), dos Açores (13) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira, mantendo-se a Região Autônoma da Madeira sem registo de óbitos.

Elogiado por conter a epidemia, Portugal aprovou o plano de transição do estado de emergência, que cessa neste 02 de maio, para o estado de calamidade e a reabertura gradual da atividade econômica e social.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: