Cônsules escolhem governador do Pará para receber Comenda

O vice-cônsul de Portugal no Pará, Francisco Brandão. FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ

Da Redação

O governador do Pará, Simão Jatene, vai receber, no próximo dia 22, a Comenda do Mérito Consular João Clemente Baena Soares, a maior premiação ofertada pela Associação do Corpo Consular no Estado do Pará (ACCP). O convite foi entregue ao governador no dia 15 por sete integrantes do Corpo Consular, no Palácio do Governo.

Os cônsules João Augusto Rodrigues (Finlândia); Sérgio Galvão (França); Cláudia Zeefuik (Suriname); Francisco Neto Brandão (Portugal); Paul Steffen (Alemanha); Cees de Graaf (Holanda) e Acy Santos (ex-cônsul da Inglaterra), acompanhados da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Steiner Chermont, se reuniram com o governador Simão Jatene e anunciaram sua escolha, por unanimidade, para receber a premiação.

O Corpo consular reúne todos os diplomatas e cônsules acreditados no estado do Pará. Sua jurisdição abrange toda a Amazônia e países vizinhos. A Comenda Mérito Consular é um reconhecimento às pessoas que trabalham para o fortalecimento das relações internacionais entre o Pará e os países com representatividade em seu território.

O vice-cônsul de Portugal no Pará, Francisco Brandão, definiu a escolha com duas palavras: merecimento e gratidão. “Todo o corpo consular acreditado no estado tem uma gratidão pela acolhida, não só por parte do governador, mas de todo o seu secretariado”, disse o vice-cônsul. “O senhor governador tem uma visão estratégica do papel do estado na esfera internacional e atua como um agente da boa transformação, econômica, social e cultural do Pará”, disse Brandão. “Por isso a escolha do seu nome para receber essa comenda, uma escolha mais que acertada”, concluiu.

A cônsul-geral do Suriname no Pará, Cláudia Zeefuik, disse que o Suriname e o estado do Pará têm mais afinidades “que apenas uma região de fronteira”. Segundo ela, o crescimento econômico do Pará nos últimos oito anos “tem trazido inúmeros benefícios também para seu país, com obras e serviços que beneficiam direta ou indiretamente sua população”.

Para o governador Simão Jatene, a palavra “gratidão” é a que melhor expressa a escolha do seu nome para receber a comenda. “Os senhores não estão escolhendo o governador ou o homem Simão Jatene, mas sim cada habitante do estado do Pará, pois há um pouco de cada habitante do nosso estado nessa comenda”, ressaltou.

“Eu trabalho o termo ‘gratidão’ em três níveis e esse é o nível mais elevado, aquele que me obriga a, cada vez mais, retribuir o prêmio dado, com mais trabalho e mais empenho, para que a relação entre o Pará e a comunidade internacional seja cada vez mais estreita”, concluiu o governador.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: