Consulado Móvel Português chega a Sorocaba

Projeto permite que portugueses e descendentes sejam beneficiados por serviços consulares sem necessidade de se deslocar até a capital paulista.

 

Da Redação

Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Foto/Arquivo: Mundo Lusíada
Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Foto/Arquivo: Mundo Lusíada

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo realiza no dia 27 de maio, a partir das 9h, uma Permanência Consular em Sorocaba – São Paulo, como parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do aniversário dos 115 anos da Sociedade Vasco da Gama. O projeto visa atender portugueses, brasileiros e luso-descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, o projeto servirá também como um meio de aproximação dos portugueses e luso-brasileiros da região.

Os atendimentos serão realizados exclusivamente no dia 27 de maio, segunda-feira, no consulado honorário, na sede da Sociedade Vasco da Gama, na rua Ramon Haro Martini, nº 1195, das 9h às 13h e das 14h às 17h, e será conveniente agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br), pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3084-1800.

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, a 1ª Permanência Consular foi lançada em Araraquara (SP) em setembro de 2012. Depois a unidade móvel passou por outras cidades de São Paulo: Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto; e foi até Campo Grande-MS.

Em 2013, o Consulado Móvel esteve novamente nas cidades de São José do Rio Preto, Marília, Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas, em São Paulo e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para o primeiro semestre deste ano, ainda estão previstas visitas em Marília, no dia 07 de junho, e em Barueri, 21 de junho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: