Consulado de Santos cresce mais de 400% e não consegue aprovação de orçamento junto ao MNE

Odair Sene

Armênio Mendes Cônsul Honorário de Portugal em Santos

O Consulado Honorário de Santos, gerido pelo empresário luso santista Armênio Mendes, auxiliado pelo gestor José Augusto do Rosário, completou em janeiro de 2012 os três primeiros anos de atividades.

Armênio Mendes recebeu o Mundo Lusíada para falar sobre o que teria a comemorar após esses três anos à frente do serviço diplomático para a região do litoral de São Paulo, que congrega uma dezena de cidades e soma mais de 90 mil usuários.

Entrando já no quarto ano, o responsável disse que tem para comemorar com mais ênfase, a questão da eficiência, adjetivo que tem justificado tantos elogios por parte de quem mais interessa: o usuário dos serviços ali prestados.

No entanto a vida diplomática supervisionada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, não é bem um mar de rosas nas relações entre o órgão e o Ministério. Falta respaldo, falta de atenção, retorno, falta de atendimento aos pedidos feitos, são reclamações que vazam da rede consular justamente pela consideração que parece acompanhar a distância oceânica entre o MNE e órgão consular.

No dia 14 de fevereiro último, dia agendado para a entrevista, o gestor do consulado comunicou seu superior sobre uma nova resolução, segundo a qual, agora não há mais jurisdição. Portanto se chegar em um consulado alguém de outra região, de outro estado, o consulado tem que atender normalmente, o que, para Armênio Mendes, representa uma “punição” a quem trabalha.

“Eu entendo que isso é uma forma de punir quem trabalha e ainda beneficiar os que não trabalham, os que estão no cargo apenas para receber salários no final do mês. Acho que essa medida é um prêmio para quem deixa de produzir. Nós vamos continuar o nosso trabalho e nossa produtividade, mas eu acho que tem que se exigir mais daqueles que não trabalham. Nós aqui aumentamos o nosso faturamento e outros não, porque? Talvez porque os outros não estão estimulados a produzir, enquanto isso nós, nem estímulos temos, porque queremos um orçamento que esteja compatível com aquilo que faturamos e não conseguimos junto ao Ministério a aprovação desse orçamento, e isso é desgastante para continuarmos administrando ‘migalhas’ para atender a população de maneira satisfatória sem os recursos que entendemos necessários. Neste quadro eu acho que temos sim a comemorar o aumento da produção, a qualidade dos serviços, a satisfação do utente e tudo isso sem um orçamento suficiente”, disse ao Mundo Lusíada o Cônsul de Portugal em Santos.

 

Compromisso de dois anos acabou mas MNE nada comunicou

Armênio Mendes falou de seu tempo à frente do órgão em Santos, conforme o Cônsul, o compromisso assumido junto ao MNE para representar a diplomacia portuguesa foi por um período de dois anos. Em 2012 no entanto, entrou em seu quarto ano sem que o MNE lhe tenha feito algum comunicado a respeito.

“Eu não sei qual é o tempo limite, se existe este tempo. Eu não sou diplomata, eu estou trabalhando graciosamente e quando eu me comprometi a assumir essa tarefa, eu me comprometi por dois anos, e nós já iniciamos o quarto ano sem novidades. Eu espero que a qualquer momento, o Governo diga: ‘olha você já cumpriu a sua tarefa e nós estamos indicando outra pessoa para o substituir’, eu acho importante essa rotatividade, mas enquanto isso não acontecer nós estamos aqui fiéis à comunidade da nossa região porque nossa comunidade merece respeito, nossa atenção e nosso esforço para atendê-los o melhor possível. Nosso país também merece porque somos patriotas de alma, temos amor pela nossa pátria, mas não me importaria se o MNE me comunicar que meu tempo expirou”, disse.

 

Números ultrapassam 400% de aumento nos serviços

Tanto para o cônsul Armênio Mendes, como para o gestor José Augusto do Rosário, os números justificam uma justa comemoração nesses três anos de atividades. No relatório das estatísticas dos principais processos elaborados pelo órgão, entre 2008 (na gestão anterior) até 2011, há itens que demonstram aumentos espetaculares, como em Nacionalidades: 463,08%; Casamentos: 245,92%; Bilhete de Identidade: 306,98%; Passaportes: 308,72%; Total de Atos: 285,06%; e, entre outros, um aumento de nada menos que 1.741,79% em Recenseamentos Efetuados. Com isso, o resultado do Consulado deu um salto em Emolumentos e Receitas na ordem de 246,17% neste período, segundo os números oficiais do consulado.

“Eu acho que nós temos muito a comemorar porque nós vemos hoje nos registros, aumento de tudo quanto é ato e procedimento do consulado desde a nossa chegada até hoje. Portanto se temos que comemorar alguma coisa temos tudo em todos os aspectos. Acho que a população está feliz porque deixou de enfrentar filas, nós atingimos em janeiro uma receita de 164 mil reais e isso como um consulado honorário, quando era de carreira, não faturou mais que 30 mil reais e numa taxa de câmbio muito maior porque o dólar teve uma queda muito grande neste período. Então isso significa aumento de produtividade e é isso que nós temos a comemorar e isso só se consegue se os funcionários estiverem satisfeitos, fazendo o que fazem com gosto e em harmonia na equipe de trabalho, e é assim que se encontra hoje o consulado”, referiu.

Segundo Armênio Mendes, quem tem respondido sobre essa desenvoltura do consulado é própria população durante os eventos realizados nas cidades do litoral, onde o consulado sempre está representado, ou pelo cônsul, ou pelo gestor. Conforme o cônsul, há sempre muitos elogios e não existem críticas, ao trabalho que vem sendo executado. A maior satisfação é porque acabaram as filas, as reclamações, os protestos e aumentou a produtividade.

 

Reconhecimento ao trabalho dos funcionários

Em reconhecimento à dedicação dos funcionários do órgão, o cônsul fez, ainda, questão de divulgar um dado levantado entre a Rede Diplomática. O consulado de Santos está entre os cinco no mundo, com o maior volume de produtividade, considerando consulados de carreira e honorários em toda a rede. E mais, Santos está entre os três únicos Consulados no mundo que apresenta resultados positivos em suas receitas, não dá despesas ao Governo. Tudo isso mantendo os mesmos oito funcionários iniciais, sendo que outros consulados, como de São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Londres e vários outros que contam com uma infinidade de funcionários.

Leia mais em  Como gestor, José Augusto foi fundamental para o sucesso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: