Cônsul quer ampliar relações entre Minas e Portugal

A falta de informações ainda é o principal obstáculo para identificação de novas oportunidades de investimento no Estado.

Por Hélia Ventura Portugal Digital

 

O cônsul geral de Portugal em Belo Horizonte, André de Mello Bandeira, considera que as relações entre Minas Gerais e Portugal têm ainda muito por explorar. Há apenas um mês e meio na capital do Estado, ele adianta que pretende trabalhar para ampliar essas relações, sobretudo na atração de novas empresas do setor industrial.

Em entrevista ao Portugal Digital , André Melo Bandeira disse estar em análise um plano de trabalho dentro de três vertentes: funcionamento do consulado, cultura e economia. A vertente econômica, de acordo com o diplomata português, é uma das prioridades. Segundo disse, as relações econômicas entre Minas Gerais e Portugal precisam avançar, pois existe potencial para isso.

Citou, como exemplo, empreendimentos portugueses bem sucedidos no Estado, como os da Teixeira Duarte, Cimentos Liz e ISQ –Instituto de Soldadura e Qualidade. Destacou também o trabalho da Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais.

Na sua opinião, o surgimento de novos investimentos depende sobretudo de informações. Estas são, segundo disse, importantes para aproximar o empresariado mineiro e português. Por isso defende a realização de um maior número de eventos, como seminários, workshops e outros com o objetivo de tornar mais conhecidas as oportunidades.

Reforçou ainda que essa aproximação deve ocorrer não apenas na capital, mas também no interior do Estado. E nesse sentido, adiantou que pretende fazer viagens por Minas Gerais. Por enquanto, ele só conheceu Ouro Preto, na região central do Estado, onde disse ter visto oportunidades para o setor de turismo e para a cooperação universitária. Também pretende discutir o assunto com o governador Aécio Neves, com quem planeja encontrar-se nos próximos dias.

“As relações Portugal/Brasil devem ser acarinhadas, fortalecidas e ampliadas. Afinal, trata-se de uma globalização que começou há mais de 500 anos”, resume o novo cônsul de Portugal em Belo Horizonte.

André de Melo Bandeira foi homenageado com um almoço no último sábado, oferecido pelo Elos Clube de Belo Horizonte, uma entidade de caráter cultural que tem como uma de suas metas a defesa da língua portuguesa. A entidade, fundada em Santos, no estado de São Paulo, em 1959, tem presença em várias comunidades portuguesas no Brasil e no exterior e está comemorando este ano 50 anos.

Deixe uma resposta