Cônsul-geral português no Rio é transferido para AICEP

Por Ígor Lopes
Mundo Lusíada

Antônio de Almeida Lima deixa o Rio no início do ano que vem. Foto: Ígor Lopes

O deputado social-democrata Carlos Páscoa, que representa as comunidades portuguesas fora da Europa, confirmou ao Mundo Lusíada que está decidido que o atual cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antônio de Almeida Lima, vai deixar o cargo no início de 2012.
Segundo Carlos Páscoa, cada cônsul costuma ficar, no máximo, quatro anos liderando um consulado, e o cônsul português no Rio está há cinco anos na cidade carioca ocupando esse cargo. A sua transferência seria então uma decisão natural do atual governo português.
Ainda não existe um substituto para o ocupar o consulado do Rio, mas nos corredores do palácio de Belém, especula-se que o novo cônsul seja um ex-chefe de gabinete do ex-primeiro ministro socialista José Sócrates, Pedro Lourtie.
O ainda atual Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro Antonio Almeida Lima já teria sido nomeado para vogal executivo da Agência Para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AICEP.
No último 02 de dezembro, o presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, elogiou a equipe que lidera, destacando que a nova estrutura tem responsáveis ligados à banca e à carreira diplomática.
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a constituição da nova administração, com quatro vogais executivos: António Almeida Lima, Manuel Mendes Brandão, Pedro Pereira Gonçalves e José Vital Morgado, este último a transitar da antiga administração da AICEP.
“É uma equipa muito válida, com passado extenso, e que é complementar nas suas competências”, disse à agência Lusa Pedro Reis.
O novo presidente da entidade que promove o comércio externo português destacou o fato da administração da AICEP integrar, pela primeira vez, um responsável da área diplomática, o que considerou ser “um sinal da importância vital da integração da rede externa nas embaixadas”.
Além de António Almeida de Lima, a nova equipe, tendo em conta a aposta que o Governo assumiu na área das exportações, integra também um responsável com longa carreira na banca: Pedro Pereira Gonçalves.
“É interessante que tenhamos uma pessoa ligada à banca, o que demonstra a importância da captação de investimento junto de investidores externos”, tendo um “interlocutor ao alto nível”, acrescentou Pedro Reis. Pedro Pereira Gonçalves, mestre em Economia, tem vasta experiência profissional na banca, tendo trabalho no BES em várias funções – desde gestor de ativos, diretor-adjunto do departamento de ‘research’, diretor do departamento de gestão de poupança, entre outros. Entre 2003 e 2004 foi chefe de gabinete da secretaria de Estado do Tesouro e Finanças.
Manuel Mendes Brandão é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, do Porto e exercia atividade na sociedade de advogados Albuquerque & Associados desde outubro de 2005, nas áreas ‘corporate’, contratação pública, direito marítimo e portuário, imobiliário e publicidade.
Antônio José Emauz de Almeida Lima atua no consulado do Rio desde 2006. No total, soma 27 anos de carreira. Trabalhou também nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Bélgica e em Moçambique. Foi ministro conselheiro na embaixada de Maputo, diretor de serviços da América do Norte e também da África Subsariana no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 2003 desempenhou funções de chefe de gabinete da ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, na altura tutelado por Teresa Gouveia, e entre 2006 e 2011 foi cônsul-geral no Rio de janeiro. É casado com Vanda Araújo e tem três filhas. Conta com uma licenciatura em Direito. É natural de Lisboa e nasceu em novembro de 1956.
Em tom de despedida, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro vai promover, no dia 13 de dezembro, um jantar no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, em homenagem ao cônsul-geral de Portugal no Rio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: